Cinco milhões de Gol produzidos no Brasil. Este marco histórico está sendo comemorado pela Volkswagen do Brasil em suas cinco fábricas no país São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos, Resende e São José dos Pinhais. Liderando as vendas no mercado interno há 20 anos, o Gol também é o carro mais exportado da história, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.
De acordo com a Volkswagen, a quantidade de Gol em circulação supera a frota de carros da cidade de São Paulo. De cada oito carros atualmente em uso no Brasil, um é Gol. Se todos os modelos produzidos fossem colocados em fila indiana, formariam um comboio de quase 20.000 km. Seria possível fazer cinco filas contínuas de Gol cobrindo a distância em linha reta entre o Oiapoque, no Amapá, e o Chuí, no Rio Grande do Sul. Com tanta história, o modelo da Volkswagen foi pioneiro na introdução de algumas inovações. O Gol GTI (1989), por exemplo, foi o primeiro carro nacional a oferecer injeção eletrônica de combustível. Já o modelo 1.6 Total Flex (2003) foi estreante da era bicombustível.
História
A decisão de fazer o Gol foi tomada pela diretoria da Volkswagen em dezembro de 1970, em meio ao chamado "Milagre Econômico", quando a venda de automóveis no país crescia 25% ao ano. A marca alemã havia traçado como meta desenvolver e lançar um novo carro no Brasil, com a missão de substituir na garagem dos brasileiros o Fusca, que liderava o mercado havia mais de 25 anos. Quando o Gol apareceu pela primeira vez, em 15 maio de 1980, o consumidor se deparou com um modelo que se destacava pelo estilo em forma de cunha. O motor 1.3 refrigerado a ar, com tração dianteira, tinha 42 cv de potência e chegava a fazer 15,8 km/l a 80 km/h. Além de supereconômico, era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro (870 quilômetros), pois tinha reservatório com capacidade para 55 litros.
O modelo somou 36.731 unidades vendidas já no ano de seu lançamento, em 1980, e não parou mais de crescer. Em 1982, superou pela primeira vez a marca das 50 mil emplacamentos anuais (51.870); em 1988, passou das 100 mil unidades (103.583) e, em 1993, ficou acima das 150 mil vendas anuais (184.510), patamar abaixo do qual ele nunca mais baixou, nem durante as crises mais agudas da economia nacional.
Já em 1991, ganhou nova frente com novos faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminado. O carro passou pela primeira grande transformação em 1994, quando a Volkswagen lançou o modelo Geração II, com design arredondado, que recebeu o apelido de "Gol Bolinha". Em maio de 1999 surgiu a Geração III, que o transformou no primeiro modelo da categoria a oferecer garantia de cinco anos contra corrosão. Atualmente, o veículo está em sua quarta geração, que chegou ao mercado em agosto de 2005 e passou a ser equipado somente com motores 1.0, 1.6 e 1.8 Total Flex.
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