A dor de cabeça que a Volkswagen teve no ano passado com o fim do reinado do Gol após 27 anos parece que não deve passar tão cedo. O hatch teve um começo de ano ruim e despencou no ranking dos carros mais vendidos no país. Amargou a 8ª posição com apenas 7.866 unidades emplacadas.
Isso representa 67,46% de queda em relação a dezembro passado, quando licenciou 22. 958 unidades, ficando na liderança do segmento, mesmo perdendo para o Fiat Palio no acumulado de 2014 por apenas 385 exemplares. É um dos piores resultados da história do Gol.
Para o portal de notícias G1, a Volkswagen atribuiu o resultado negativo à greve que paralisou por mais de 10 dias a linha de montagem da fabricante em São Bernardo do Campo (SP). Os funcionários cruzaram os braços logo após um período de férias coletivas na unidade.
Segundo a marca, esse longo tempo gerou a falta de oferta do modelo no mercado. O início de faturamento dos carros só veio a ocorrer quase no fim do mês, explicou a montadora ao site. A VW também afirmou que as entregas do Gol devem se normalizar nas próximas semanas, o que fará o modelo reagir ao tombo levado em janeiro.
No mês passado, o mercado registrou uma redução de 30% nos emplacamentos em comparação a dezembro, de acordo com a Fenabrave. No total, foram comercializadas 243.904 unidades em janeiro, contra 353.581 no mês anterior. Para a entidade, o motivo pelo desempenho ruim se deve à antecipação de compras em dezembro, motivada pelo fim do desconto de IPI, e ao fato de janeiro ser historicamente um mês de vendas mais baixas, em função do aumento de gastos que ocorre no início do ano, como o pagamento do IPVA, IPTU, material escolar, entre outros.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião