O Gol continuam ocupando o topo do ranking de carro mais vendido do Brasil. Mas a última década dos 24 anos consecutivos de liderança do compacto da Volkswagen no mercado nacional não está sendo tranquila. Em alguns anos, a folga para o segundo colocado foi grande; em outros, não. E ao que tudo indica, em 2011 será ainda mais difícil manter a posição.
Em 2006 e 2007, o compacto da Volkswagen foi ameaçado pelo Palio, que vendeu cerca de 2 mil carros a menos. Em 2008 e 2009, o Gol abriu vantagem, se distanciando do rival da Fiat por aproximadamente 10 mil unidades. Novo aperto no ano passado, mas agora do Novo Uno, o principal lançamento de 2010.
Após ter sido desbancado pelo Uno em fevereiro deste ano, o Gol retomou a liderança em março, mas voltou a ser severamente ameaçado pelo concorrente. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da Volkswagen vendeu 22.304 unidades em abril, enquanto o Fiat emplacou 22.179 veículos. A diferença de apenas 125 veículos é a menor desde dezembro passado, quando a diferença entre os compactos foi de 1.162 exemplares. No acumulado, o Gol mantém a liderança: 91.734 contra 84.470 veículos modelo Uno.
Entre os sedãs médios segmento mais concorrido do ano a liderança do Corolla ainda não foi ameaçada. O representante da Toyota, reestilizado recentemente, acumula 16.038 vendas, enquanto o Civic, segundo colocado, patina nos 8.664 emplacamentos. Depois de Corolla e Civic, vêm Chevrolet Vectra (5.653), Nissan Sentra (3.248), Citroën C4 Pallas (2.864), Ford Focus (2.154), Renault Fluence (1.376), Volkswagen Jetta (1.096) e Peugeot 408 (705).
BC deve elevar Selic em 1 ponto percentual; “pancada” até o fim do ano é a dúvida do mercado
Decretos de Trump buscam garantir liberdade de expressão e investigar censura na era Biden
Qual é o plano do governo para o Brasil
“A Arte da Negociação”: sete lições do livro que explica a presidência de Trump
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião