• Carregando...
Com mais de 290 mil unidades, o Gol foi novamente o modelo mais vendido em 2010. Este é o 24º ano seguido que o carro permanece na liderança | Divulgação/Volkswagen
Com mais de 290 mil unidades, o Gol foi novamente o modelo mais vendido em 2010. Este é o 24º ano seguido que o carro permanece na liderança| Foto: Divulgação/Volkswagen
  • O carro pode ser encontrado em sete versões e motores 1.0 ou 1.6, ambos flex
  • Em suas mais diferentes versões, o Gol teve mais de 290 mil unidades vendidas em 2010
  • Gol Rally, a última série especial que foi lançada no ano passado
  • Confira os preços dos diferentes modelos do GOl

O Volkswagen Gol tem o posto de veículo mais vendido do Brasil garantido pelo 24.º ano seguido. Confor­me da­­dos da Fenabrave, federação que reúne as associações de autorizadas, o hatch somou mais de 290 mil unidades comercializadas em 2010. Porém, o líder ganhou concorrência acirrada. A nova geração do Fiat Uno chegou em junho e re­­duziu a vantagem do Volkswagen, que em 2009 foi de quase 100 mil e no ano passado ficou em torno de 60 mil exemplares.Atualmente o consumidor brasileiro pode optar por sete versões do Gol com motores 1.0 ou 1.6.Desde o seu lançamento em 1980, foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno. Da primeira versão até o Novo Gol, a história do carro preferido pelos brasileiros reflete também a evolução da tecnologia do automóvel. Ele foi o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, 1989) e o primeiro com motor bicombustível (Gol Total Flex, 2003). Foi pioneiro também ao usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.

O carro está disponível com dois motores.

A versão de entrada vem com um 1.0 flex que alcança os 76 cv de potência com ál­­cool e torque máximo de 10,6 kgfm. Já o motor 1.6 é o mesmo que equipa outros modelos da linha, com 101/104 cv de potência dependendo do combustível utilizado. A transmissão pode ser manual ou automatizada de cinco velocidades.

Além das duas versões simples é possível encontrar o 1.6 I-Motion, Power, Power 1.6 I-Motion e o recém lançado Rallye 1.6, que veio para concorrer com o Fiat Uno Way. As principais diferenças entre os modelos acabam sendo mesmo detalhes estéticos e de itens de série.

Apesar das várias opções que podem elevar bastante o preço do modelo, os rivais do veículo são mesmo os carros de entrada do mercado brasileiro. Em 2010, o principal con­­corrente foi o Novo Uno, mas po­­demos citar também Fiat Palio, Ford Ka e Fiesta, Chevrolet Celta, Renault Clio, Peugeot 207 e Citroën C3.

Séries especiais

O Gol também é um dos modelos que mais teve séries especiais. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades vendidas. No ano se­­guinte, o Gol Atlanta celebrava os Jo­­gos Olím­picos disputados nos EUA.

A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e forte estilo off-road, relançado em 2007.

Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1.6.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]