O Volkswagen Gol tem o posto de veículo mais vendido do Brasil garantido pelo 24.º ano seguido. Conforme dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de autorizadas, o hatch somou mais de 290 mil unidades comercializadas em 2010. Porém, o líder ganhou concorrência acirrada. A nova geração do Fiat Uno chegou em junho e reduziu a vantagem do Volkswagen, que em 2009 foi de quase 100 mil e no ano passado ficou em torno de 60 mil exemplares.Atualmente o consumidor brasileiro pode optar por sete versões do Gol com motores 1.0 ou 1.6.Desde o seu lançamento em 1980, foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno. Da primeira versão até o Novo Gol, a história do carro preferido pelos brasileiros reflete também a evolução da tecnologia do automóvel. Ele foi o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, 1989) e o primeiro com motor bicombustível (Gol Total Flex, 2003). Foi pioneiro também ao usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.
O carro está disponível com dois motores.
A versão de entrada vem com um 1.0 flex que alcança os 76 cv de potência com álcool e torque máximo de 10,6 kgfm. Já o motor 1.6 é o mesmo que equipa outros modelos da linha, com 101/104 cv de potência dependendo do combustível utilizado. A transmissão pode ser manual ou automatizada de cinco velocidades.
Além das duas versões simples é possível encontrar o 1.6 I-Motion, Power, Power 1.6 I-Motion e o recém lançado Rallye 1.6, que veio para concorrer com o Fiat Uno Way. As principais diferenças entre os modelos acabam sendo mesmo detalhes estéticos e de itens de série.
Apesar das várias opções que podem elevar bastante o preço do modelo, os rivais do veículo são mesmo os carros de entrada do mercado brasileiro. Em 2010, o principal concorrente foi o Novo Uno, mas podemos citar também Fiat Palio, Ford Ka e Fiesta, Chevrolet Celta, Renault Clio, Peugeot 207 e Citroën C3.
Séries especiais
O Gol também é um dos modelos que mais teve séries especiais. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades vendidas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos EUA.
A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e forte estilo off-road, relançado em 2007.
Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1.6.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião