Após uma longa espera, finalmente a Volkswagen lança no Brasil a reestilização de meia-vida da sétima geração do Golf, que estreou na Europa ainda em 2016. O modelo feito em São José dos Pinhais (PR) traz mudanças sutis (veja as diferenças) para tentar se manter vivo no segmento de hatch médio, que vem encolhendo a cada ano.
As alterações são quase imperceptíveis num primeiro olhar. Há um novo desenho dos faróis, que estão ligeiramente mais espichados e exibem contornos internos inéditos; as lentes das lanternas estão com novo layout; e os para-choques e rodas também foram redesenhados.
Os preços da linha 2018 (sim, não é 2019 ainda) partem de R$ 91.790 (antes começava em R$ 74.590) e de R$ 102.990 (antes R$ 78.780) na opção Variant (perua).
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A marca também mexeu no conjunto mecânico, deixando o Golf mais esperto. A motorização 1.0 turboflex, de três cilindros, da versão de entrada Comfortline passa a render 128 cv (3 cv a mais do que o anterior) - é a mesma do Polo.
Também passa a ser gerenciado pelo câmbio automático de 6 marchas, em vez da antiga manual de seis velocidades. A nomenclatura acompanhou a mudança, sendo batizada de 200 TSI em referência ao torque de 20,4 kgfm, como ocorre no Polo e Virtus.
A opção intermediária 1.4 turboflex Highline, de 150 cv, recebeu apenas uma nova identificação, chamada de 250 TSI, alusiva ao torque de 25,5 kgfm, associado ao câmbio automático de 6 marchas.
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A 2.0 GTI a gasolina, por sua vez, acrescentou 10 cv, pulando para 230 cv. O novo batismo ficou 350 cv, relativo aos 35,7 kgfm. A transmissão é a automatizado DSG de dupla embreagem e 6 marchas.
A lista de equipamentos vem com novidades também. Todas as versões incorporaram uma nova central multimídia, com monitor de 8 polegadas.
A GTI ainda traz o navegador de série, que é opcional nas demais, e quadro de instrumentos digital de 12,3”, presente no Polo e no Virtus nas configurações mais caras. A diferença para o Golf é que ele oferece cinco formas de exibição.
Toda a linha vem de fábrica com sensores de iluminação e chuva, 7 airbags, revisor interno antiofuscante, controles de tração e de estabilidade, piloto automático com controle de velocidade, câmera de ré, lanternas em led e ar-condicionado digital.
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A Highline inclui ainda abertura das portas e partida sem chave, ar de duas zonas, start-stop (desliga e liga o motor em paradas rápidas) e bancos em couro.
Entre os opcionais estão teto solar panorâmico, rodas aro 17 e o pacote premium, que contempla o controle de velocidade adaptativo (ACC) - freia e acelera o veículo automaticamente conforme o ritmo do trânsito -, sensores de fadiga e de farol alto automático, faróis em led, estacionamento autônomo (Park Assist).
O Golf Variant, importado do México, acompanha as mudanças do hatch e é oferecida em duas versões e apenas com o motor 1.4 turbo somente a gasolina, de 150 cv, e câmbio automático de 6 velocidades.
Golf Comfortline 200 TSI
O que já vinha de série: direção elétrica; 7 airbags; controles de tração e de estabilidade; assistente de partida em rampa; ar-condicionado; rodas de liga aro 16; central multimídia de 8”; sensores de estacionamento traseiros e dianteiros; retrovisores elétricos com aquecimento e função tilt down; bloqueio eletrônico do diferencial; e câmera de ré.
O que incorporou de série: câmbio automático de 6 marchas; volante multifuncional em couro com borboletas para trocas manuais de marchas; sensores de chuva e crepuscular; retrovisor interno eletrocrômico; e piloto automático.
Rodas de liga aro 17 (R$ 2.450) e teto solar (R$ 6,4 mil).
Golf Highline 250 TSI
+ bancos em couro; ar digital de duas zonas; destravamento das portas e partida sem chave; retrovisores rebatíveis; e sistema start-stop.
Teto solar (R$ 4,8 mil); rodas de liga aro 17 (R$ 2.450); e pacote Premium (R$ 9,9 mil), com controle de velocidade adaptativo (ACC) - freia e acelera o veículo automaticamente conforme o ritmo do trânsito -, sensor de fadiga, ajuste automático do farol alto, faróis em led, estacionamento autônomo (Park Assist) e central multimídia com GPS integrado.
Golf GTI 350 TSI
+ direção elétrica com relação progressiva (aumenta a relação de movimentação das rodas de conforme o volante é girado); rodas de liga aro 17; revestimento exclusivo de bancos e painéis; pedais cromados; quadro de instrumento digital; central multimídia de 8” com navegador; e seletor de modos de condução (Normal/ Esporte/ Eco/ Indiviudal).
Teto solar panorâmico (R$ 4,8 mil) e pacote Premium (R$ 9,2 mil), com controle de velocidade adaptativo (ACC), sensor de fadiga, ajuste automático do farol alto, faróis em led, lanternas em led sequencial ao estilo Audi e estacionamento autônomo.
Golf Variant Comfortline 250 TSI
Mesmos itens do hatch na versão Comfortline
Golf Variant Highline 250 TSI
Mesmos itens do hatch na versão Highline
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