O Volkwagen Golf voltou a ser o hatch médio mais vendido no mercado brasileiro, segundo números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos). Em novembro, o modelo emplacou 2.034 unidades, deixando para trás o então líder Chevrolet Cruze (1.714 unidades) e o Ford Focus (1.229). A última vez que o Golf liderou as vendas no segmento foi há quase dez anos em abril de 2004 quando derrotou o Chevrolet Astra, já aposentado.
TABELA: Veja os hatches médios mais vendidos em novembro
O bom desempenho se deve à chegada do Golf geração 7, em outubro, que é importado da Alemanha. Com a novidade, o modelo teve um crescimento de quase 70% em relação ao mesmo período do ano passado, único resultado positivo dentre os oito concorrentes da lista. Isso só com a presença da versão Highline 1.4 TFSI, de 140 cv, uma vez que as primeiras unidades do apimentado GTi 2.0 Turbo, de 220 cv, estrearam recentemente nas lojas.
Vale lembrar que Golf brasileiro, produzido na fábrica de São José dos Pinhais, é uma reestilização da geração 4. Em 2012, a média foi de 1,2 mil unidades do carro deixando as concessionárias.
O curioso é que o Focus também estreou a nova geração há pouco tempo, mas não conseguiu traduzir isso em volume de vendas. Pelo contrário, o modelo registrou queda superior a 30% e fechou o mês com seu pior resultado no ano. É preciso esperar o fechamento do mês de dezembro para verificar se o fraco resultado do hatch da Ford foi pontual ou revela uma tendência.
O Peugeot 308 (867) e o Fiat Bravo (500) mantiveram as mesmas posições de outubro, com o modelo da marca italiana registrando seu pior desempenho desde janeiro de 2011 (527), seu primeiro mês cheio de vendas após o lançamento no fim de 2010.
Quem também reagiu, apesar que discretamente, foi o Hyundai i30, auxiliado pela redução de preços promovida pela marca sul-coreana. Foram emplacadas 403 unidades, melhor desempenho desde maio (426), mantendo a sexta posição.
O segmento de hatches médios foi responsável por 6.943 unidades emplacadas no mês passado, número 25,2% inferior ao registrado há um ano e quase 7,5% abaixo das 7.501 unidades registradas em outubro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião