Avaliação
Versão 1.6 combina melhor com o carro
Durante a avaliação em rodovia asfaltada e plana, na região de Val Paraíso, no Chile, a versão do sedã 1.4 Fire Evo (85 cv/88cv a 5.750 giros com gasolina e álcool, respectivamente), com quatro ocupantes, cumpriu a função de forma razoável, exigindo mais trocas de marchas, principalmente quando o ar-condicionado está ligado. O conforto melhorou para os ocupantes do banco traseiro, já que há mais espaço para as pernas e cabeça, que já não bate mais no teto. Seu acabamento interno aparenta boa qualidade, com plástico mais duro no painel e tecidos de textura agradável.
Já o 1.6 Flex apresenta melhor desempenho, mas nada que chegue a entusiasmar. A transmissão manual de cinco velocidades está precisa. Não está com folga e nem áspera durante as trocas, chegando a uma boa sintonia com o motor. A Fiat parece ter encontrado um ajuste mais equilibrado para as suspensões, reduzindo a inclinação da carroceria em curvas e filtrando um pouco mais as irregularidades do solo.
Confira os preços de fábrica das quatro versões do novo sedã da Fiat
Attractive 1.4 Flex (88 cv com álcool) R$ 38.710
Essence 1.6 Flex (117 cv) R$ 43.470
Essence 1.6 Dualogic (câmbio automatizado) R$ 45.900
Tetrafuel 1.4 R$ 48.210.
Depois de 15 anos, três reestilizações e 813 mil unidades vendidas até o fim de 2011, o sedã compacto da Fiat foi completamente remodelado e batizado de Grand Siena em sua linha 2013. Com as dimensões ampliadas da nova plataforma, que resultaram em maior espaço interno e um porta-malas de fazer inveja em carro grande, a novidade começa a ser vendida neste mês com preços a partir de R$ 38.710. Com as mudanças, o sedã ganhou status suficiente para competir com o Nissan Versa e o Chevrolet Cobalt.
O Grand Siena oferece quatro versões com motores Fire 1.4 EVO Flex e E.torQ 1.6 16V Flex, câmbios manual ou Dualogic, e um generoso pacote de equipamentos. A grande novidade, no entanto, é a versão 1.4 Tetrafuel, que vem equipada com o sistema que permite rodar com gasolina pura, etanol ou gás natural. O carro que já traz o tanque extra de GNV é direcionado principalmente para os taxistas.
Diferente do Palio, o novo Grand Siena tem estilo mais sóbrio, com faróis espichados de duplo refletor que invadem as laterais e uma discreta grade de barras paralelas. Vincos no capô e o para-choque com desenho diferenciado enfatizam o aspecto aerodinâmico. As laterais são limpas e a traseira tem lanternas horizontais, porém um pouco mais largas do que as da geração atual. No geral o desenho ficou equilibrado, harmônico, mantendo uma tradição do modelo, que sempre agradou pelo visual. Seu porta-malas é de 520 litros.
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e o painel, em duas cores, é muito semelhante ao do novo Palio, exceto pelas saídas de ar. O quadro de instrumentos tem iluminação branca, facilitando a visualização. O modelo pode ter até 15 porta-objetos em seu interior, dependendo da configuração e dos opcionais escolhidos. O sistema de som é composto por rádio/CD/MP3 com USB/iPod e bluetooth.
São quatro versões, sendo que a Attractive (1.4 ou 1.6), a mais básica, traz de série airbag duplo frontal, freios ABS com EBD (controle eletrônico de distribuição de frenagem), direção hidráulica, travas e vidros elétricos, sistema de abertura elétrica do porta-malas, faróis de neblina, volante com regulagem de altura, computador de bordo e alerta de limite de velocidade. Ar-condicionado é opcional.
As outras versões são Essence 1.6 e Essence Dualogic, a mais completa. O modelo terá opção de 12 opções de cores e garantia de um ano. A Fiat manteve a geração anterior do Siena, nas versões EL 1.0 e EL 1.4 (a configuração Fire deixou de ser fabricada). Ambas ficaram R$ 2.850 mais baratas (R$ 31.180 o 1.0 e R$ 33.300 o 1.4). Nas contas da fabricante, a chegada do Grand Siena (fabricado só no Brasil) deve acrescentar 30 mil unidades/ano às vendas da família. A expectativa é vender 80 mil Grand Siena e 40 mil dos modelos EL (que seguem sendo feitos na Argentina).
O jornalista viajou a convite da Fiat.
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