A partir desta sexta-feira (16) até domingo (18) Curitiba vai respirar o universo em duas rodas. O BMS Motorcycle, maior evento de motociclismo do Sul do Brasil, reúne no Usina 5 diversas atrações para todo o tipo de público.
E nesta quinta edição uma das novidades é a etapa nacional da maior competição de customização do mundo, o Battle Of The Kings ("Batalha dos Reis"), promovida pela Harley Davidson.
No planeta, são 350 concessionárias participantes e o Brasil conhecerá seu representante durante o BMS. A votação online para a batalha brasileira encerrou nesta quinta-feira (15) e as motos finalistas estarão expostas no espaço exclusivo da Harley Davidson. O ganhador da etapa nacional será revelado durante o evento.
“A competição é uma vitrine incrível para mostrar o DNA de customização que permeia a história da Harley Davidson. Ela inspira nossas clientes globalmente para que eles possam ter uma motocicleta verdadeiramente única – qualquer que seja o tamanho do seu orçamento”, comenta Steve Lambert, diretor de marketing da H-D para mercados internacionais.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO BMS
O diretor do BMS Motorcycle, Cezinha Mocelin, ressalta que a iniciativa da marca norte-americana vai ao encontro com a proposta do evento paranaense, o de valorizar a cultura custom como uma forma de expressão e liberdade, estimulando novas ideias de personalização para os interessados.
“A cada ano que passa, o BMS fundamenta ainda mais o seu papel na cultura motociclista do Brasil. É uma honra receber uma etapa tão importante da maior competição de customização do mundo”, comenta Cezinha.
Além da etapa do concurso de customização, o evento ainda contará com a presença de mais de 20 customizadores do Brasil e América Latina em um espaço inédito com cerca de 1.000 m².
Conheça os candidatos
Feito pelo customizador Marco Aurélio Silveira, da Autostar Harley-Davidson, de São Paulo, o projeto teve inspiração numa Bobber old school, com uso de peças de motos de excedentes de guerra.
O nome Ciclope vem do grego antigo e significa "olho redondo". Na mitologia grega, os gigantes imortais tinham um só olho no meio da testa.
A obra é inspirada no filme Easy Rider, onde a moto Capitão América, protagonista do filme, trazia a liberdade em seu DNA. O película, que até hoje fascina muitos motociclistas, completa 50 anos de lançamento em 2019.
Quem assina o projeto é Fábio e Felipe Canha, da Tennessee Highway Harley-Davidson, de Itupeva (SP). A base dos acessórios veio da Brass Collection e Screaming Eagle.
Ela nasce como uma moto Dirt, uma barn-find, expressão inglesa para veículos que são redescobertos após ficarem muito tempo abandonados, geralmente em celeiros e galpões.
As asas na pintura do tanque remetem a essa “sensação de liberdade”, da emoção em estar de volta à estrada, como se ela estivesse há 50 anos esperando esse momento. A carenagem também traz a marca do ano de 1969.
A inspiração do trabalho da Tennessee Harley-Davidson, de Campinas (SP), veio das Bobbers americanas, misturando esportividade e nostalgia.
A customização é de Daniel de Oliveira Júnior, graduado em nível Master/ Expert pela Harley-Davidson do Brasil.
Uma alusão ao cavalo pantaneiro. Essa é a proposta da Rota 67 Harley-Davidson, de Campo Grande (MS), ao criar a Fire Horse.
O modelo é uma variação Custom Bober com escape estilo Shot Shot e bancos com acabamento em couro de avestruz, que se estende até o marcador de combustível.
O modelo usado para a customização é uma Softail Slim, com peças da linha Back Skull nas manoplas e tampas e grafismo em tinta Vivid black na tribal em forma de cavalo no tanque e para-lamas.
A Aba Harley-Davidson, de São Paulo, desenvolveu uma moto baseada no modelo WLA, bastante utilizada na Segunda Guerra Mundial. A ideia foi recriar um estilo que ficou famoso no pós-guerra.
O que era para ser apenas a customização do para-lamas e guidão acabou virando um trabalho quase completo, com outras partes do veículo sendo modificado, seguindo a proposta minimalista de uma Bobber.
O tanque original foi trocado por um modelo Iron 833, com pintura especial remetendo aos anos 40. O escapamento ganhou um toque de esportividade, pois , à época do pós-guerra as motocicletas estilo Bobber eram usadas em corridas.
Outro adição foi a dos pneus da marca Firestone, modelo Old School DeLuxe, com letras customizadas na cor branca.
Principais atrações
- Wall of Death - Muro da Morte: atração na qual os pilotos correm com motos em uma parede vertical, presos apenas pela força centrífuga.
- Globo da Morte
- 2º campeonato BMS de Velocross
- Test rides: público poderá andar em motos da BMW, Ducatti, Harley-Davidson, Honda, Royal Enfield, Triumph, entre outras.
- Movimento #Elas Pilotam: voltado à representatividade das mulheres no mundo das motos. Presença de influenciadores e youtubers nacionais do segmento .
- Cultura Custom: maior espaço de customizadores do Brasil, com mais de 25 profissionais em uma área de 1.000 m2.
- Espaço Conexão: desenvolvido com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre os representantes de variados setores do motociclismo.
- Clube Hondinha: mostrando que moto também é a paixão dos pequenos, além de poderem fazer tatuagens removíveis.
- Espaço Pet
- Feira: expositores com produtos, acessórios, peças, ferramentas, roupas, decoração e tatuagem.
- Corrida maluca: minimotos duelam na pista Flat Track. Nomes conhecidos no mundo digital do motociclismo competirão fantasiados para ganhar uma minimoto da MXF.
- Barbearia QOD Barber Shop
- Música: apresentações de bandas de diferentes estilos musicais.
- Gastronomia: valores a partir de R$ 10. Destaque para a Praça Jack Daniel’s, composta por uma estrutura metálica de dois andares localizada na Praça Central.
- Ação Social: ingresso solidário, em que 10% de cada tíquete será destinado ao Pequeno Cotolengo.
“O BMS Motorcycle tem o objetivo de conectar todos os estilos, paixões, crenças, modalidades e segmentos do motociclismo, uma área que não para de crescer no Brasil. Esse é o nosso compromisso, comemorar, fortalecer, conectar, trazer uma ampla experiência para todos.”
Bruna Wladyka, diretora do BMS Motorcycle.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
14h Início Test Rides
16h Música: Dose in Blues Acústico
17h Globo da Morte
17h30 Flat Track
18h Wall of Death: Muro da Morte
18h30 Música – The Mayers
19h Globo da Morte
19h30 Treino Velocross
20h Wall of Death - Muro da Morte
20h 2º Campeonato BMS de Velocross
20h30 Música: Banda Monoclub
10h 2º Campeonato BMS Velocross
10h Início Test Rides
11h30 Música: Davi Henn
11h45 2º Campeonato Velocross
12h30 Música: Lonesome Captain
12h45 Globo da Morte
13h15 2º Campeonato Velocross
14h Música: Jazz Pop Quinteto
14h15 Classificatória Flat Track
14h30 Wall of Death – Muro da Morte
15h30 Corrida Maluca
15h30 Música: ChucroBillyman
16h Globo da Morte
16h15 2º Campeonato Velocross
16h30 Corrida Minimotos
16h30 Wall of Death – Muro da Morte
17h Música: Maderame (jazz / blues)
18h 2º Campeonato Velocross
18h30 Música: Banda Let’s Core
18h30 Wall of Death – Muro da Morte
19h45 2º Campeonato Velocross
20h Música: O Bardo e o Banjo
20h30 Wall of Death: Muro da Morte
10h 2º Campeonato Velocross
10h Início Test Rides
11h 2º Campeonato Velocross
11h30 Música: Banda Tos in Duos
12h 2º Campeonato Velocross
12h45 Globo da Morte
13h15 Músic: Banda Sotak Jazz
13h30 Campeonato Velocross
14h Wall of Death – Muro da Morte
14h Flat Track
14h30 Música: Banda Smooth n’ Dizzy
14h30 2º Campeonato Velocross
15h Globo da Morte
16h Música: Banda Tinegrito
16hWall of Death – Muro da Morte
16h 2º Campeonato Velocross
17h Globo da Morte
17h30 Wall of Death- Muro da Morte
17h30 Música: Banda Pigs & Diamonds
17h45 2º Campeonato Velocross;
18h30 Premiação 2º Campeonato Velocross
19h Música: Banda Confraria da Costa
19h Premiação 2º Campeonato Velocross
19h Wall of Death – Muro da Morte
*A programação pode ser alterada sem aviso prévio
SERVIÇO
BMS Motorcycle 2019
Quando? 16 a 18 de agosto de 2019 .
Onde? Usina 5, Rua Constantino Bordignon, 5 – Prado Velho.
Quanto? R$ 44 - meia-entrada na compra antecipada do ingresso solidário pelo site Eventim (45% de desconto sobre o valor da entrada inteira. Escolhendo essa categoria de ingresso, 10% do valor vai para o Pequeno Cotolengo). R$ 80 por dia ou R$ 80 (passaporte para os três dias). Menores até 10 anos não pagam. *valores sujeitos à alteração nos dias de evento.
Site oficial: www.bmsmotorcycle.com.br
Obs.: menores de 16 anos devem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast