![De hatch a picape: os lançamentos que chegam às ruas no 2º semestre Foto: Toyota/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05195708/corolla-hibrido-toyota-sedan-960x540.jpg)
O segundo semestre será movimentado para o mercado de carros novos, com um ritmo acelerado de lançamentos. São novidades para quase todos os segmentos, com destaque aos compactos, como os novos Onix Sedan, HB20 e Sandero, além do Corolla híbridos e veículos elétricos.
Listamos as novidades mais importantes do setor. Confira:
Renault Sandero
![Lanternas com iluminação em led e inspiração na nova assinatura da Renault na Europa. Foto: Renault/ Divulgação Lanternas com iluminação em led e inspiração na nova assinatura da Renault na Europa. Foto: Renault/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/04153109/renault-sandero-cvt-novo-2.jpg)
A Renault lança no fim de julho a reestilização do Sandero. Entre as novidades estão a luz diurna contornando os faróis e lanternas com novo desenho, seguindo a assinatura europeia, e iluminação em led.
A motorização 1.6 agora virá associada também com o câmbio automático do tipo CVT. As mudanças se estendem ainda para a versão aventureira Stepway e o sedã Logan.
Ford Ranger
![Foto: Ford/ Divulgação Foto: Ford/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/06/26094438/ford-ranger-picape-2020-2.jpg)
O modelo chega à linha 2020 em agosto com recursos tecnológicos avançados para uma picape no Brasil, além de ajustes na suspensão para atender melhor os ocupantes.
Mudanças acompanhadas de uma atualização visual e a aposta na motorização turbodiesel (2.2 e 3.2), eliminando de vez do catálogo a opção 2.5 flex.
Segundo a montadora, foram adicionados cerca de R$ 12 mil em novos equipamentos e tecnologia, mas os preços continuarão os mesmos da linha anterior.
>> Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH
Nissan Leaf
![Foto: Nissan/ Divulgação Foto: Nissan/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/05/28214125/nissan-leaf-eletrico-21.jpg)
O carro elétrico mais vendido no mundo chega às lojas na virada de julho, em seis cidades do país. O Leaf está em pré-venda por R$ 178,4 mil, com sinal de R$ 5 mil.
O Leaf está na segunda geração, lançada em setembro de 2017, e vem com um motor elétrico de 110 kW (equivalente a 150 cv) e de 32,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por baterias que garantem até 320 quilômetros de autonomia.
Range Rover Evoque
![Foto: Land Rover/ Divulgação Foto: Land Rover/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05174001/land-rover-evoque-segunda-geracao.jpg)
A segunda geração estreia em julho, vindo importada somente na versão topo de linha R-Dynamic HSE P300, por R$ 322,3 mil. Assim, o Evoque deixa de ser montado na fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ).
A novidade é equipada com motor 2.0 turbo a gasolina, de 300 cv e 40,8 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de nove marchas.
Toyota Corolla
![Foto: Toyota/ Divulgação Foto: Toyota/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/17132440/toyota-corolla-hibrido-seda-eletrico-6.jpg)
O sedã médio mais emplacado no Brasil ganha nova geração em outubro. E o destaque é a inédita configuração híbrida flex - o Corolla será o primeiro modelo com esta tecnologia no mundo. O visual será o mesmo da versão europeia.
Chevrolet Bolt
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/05/28211711/chevrolet-bolt-eletrico-2.jpg)
A Chevrolet começará a vender seu primeiro carro 100% elétrico a partir de outubro preço de R$ 175 mil, anunciado durante o Salão de São Paulo 2018.
O Bolt pode rodar até 383 quilômetros com uma carga completa. Ele possui um motor que rende 203 cv e 36,7 kgfm de torque, com força para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. O desempenho é similar a de carros esportivos.
Chevrolet Onix Sedan
![Foto: Chevrolet/ Divulgação Foto: Chevrolet/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/03200807/novo-chevrolet-onix-sedan.jpg)
É um dos lançamentos mais aguardados do ano. O Onix virou um nome global e agora identificará o novo Prisma - a versão hatch se chamará Onix Plus e deve ficar para o início do próximo ano.
O desenho lembra o do Cruze e porte é bem maior que o modelo atual. A novidade estreia o motor 1.0 turbo, de três cilindros com injeção direta, que vai render na casa dos 125 cv e 19 kgfm de torque.
Hyundai HB20
![Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/06/06170946/hyundai-saga-conceito-hb20-2.jpg)
A renovação é tratada pela Hyundai como a segunda geração do modelo, mas ele continuará construído sobre a mesma plataforma. Além das novidades visuais, o novo HB20 virá com o inédito motor 1.0 turbo e injeção direta, que renderá 120 cv.
O design do carro terá inspiração no conceito Saga EV, exibido no Salão de São Paulo 2018.
Volkswagen Polo/ Virtus GTS
![Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05183504/volkswagen-polo-gts-esportivo.jpg)
A dupla reeditará a clássica sigla GTS, assinatura da Volkswagen para os seus modelos apimentados que mexeram com imaginário de muitos amantes da velocidade nas décadas de 1980 e 90 - casos de Gol GTS e Passat GTS.
O Polo e Virtus GTS virão equipados com motor 1.4 TSI (turbo), de 150 cv e 25,5 kgfm, que já equipa o Jetta e o Tiguan, associado à transmissão automática de seis marchas.
>> Chevrolet prepara picape anti-Toro com motor turbo e visual agressivo
O visual dos carros terá vários detalhes que exaltam a proposta mais apimentada, como a faixa em vermelho cruzando a grade frontal e ajustes na suspensão, chassi e direção.
Chevrolet Cruze
![Foto: Chevrolet/ Divulgação Foto: Chevrolet/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05191313/Chevrolet-Cruze-sedan-hatch.jpg)
Se nos EUA a General Motors deixará de produzir o Cruze, por aqui o carro ainda segue vivo com a a renovação pintando em breve.
O modelo terá o para-choque redesenhado e uma grade frontal mais larga. Os faróis virão com luz diurna em led contornando o projetor. Uma das novidades é a adoção da tecnologia wi-fi 4G para uso em smartphones, computadores e videogames.
O motor continuará sendo o 1.4 turboflex, de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas.
Audi A6
![Foto: Audi/ Divulgação Foto: Audi/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05185444/Audi-A6-seda-luxo.jpg)
A nova geração do sedã médio-grande será lançado até o fim do ano no Brasil, recheado de tecnologias, incluindo a condução semiautônoma. A expectativa é que sejam equipados com o motor 3.0 V6, de 340 cv.
Audi e-tron
![Foto: Audi/ Divulgação Foto: Audi/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05191628/Audi-e-tron-suv-eletrico.jpg)
O utilitário esportivo será vendido no Brasil importado da Bélgica. O carro utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, para garantir a tração e integral e força suficiente para obter um desempenho esportivo, digno da marca alemã.
São 357 cv e 57,20 kgfm de torque, mas é possível acionar o modo boost que entrega 60 segundos de arranque extra, dando um salto para 402 cv e 67,70 kgfm no torque. O câmbio automático tem uma única marcha.
Volkswagen Golf GTE
![Foto: Volkswagen/ Divulgação Foto: Volkswagen/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05184808/Volkswagen-Golf-GTE-hibrido.jpg)
A marca confirmou a importação do hatch médio híbrido, que combina propulsor 1,4 TSI a gasolina, de 150 cv e 25,5 kgfm, com outro elétrico, de 102 cv, de 35,7 kgfm.
O baixo consumo é um dos destaques do modelo. Ele é capaz de fazer até 66 km/l com auxílio do modo elétrico. Mesmo com os dois motores atuando, o Golf GTE registra 22 km/l. Certamente terá um preço superior ao do Golf GTI, hoje tabelado em R$ 151,3 mil.
JAC iEV40
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/05/28210207/jac-ive40-eletrico-1.jpg)
O modelo chinês baseado no T40 chegou a ser anunciado pela JAC como o elétrico mais em conta do país. Primeiro, ao preço de R$ 129.990. Depois, por R$ 139.990. No entanto, antes mesmo de estrear, a etiqueta subiu mais uma vez e ele já não ostenta mais este título - que pertence ao Zoe (R$ 149.990).
O iEV40 custará R$ 153.500, ou R$ 23.510 do valor inicial 'vendido' pela marca. Isso se não subir mais. O modelo é desenvolvido em parceria com a Volkswagen na China, de onde será importado para cá.
Ele é equipado com um motor de 115 cv de potência e 27,6 kgfm de torque. A bateria de 40 kWh entrega uma autonomia de 300 km.
Mercedes-Benz Classe A Sedan
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/07/05190929/Mercedes-Benz-A-Classe-sedan-1.jpg)
Antes previsto para o início do ano, o lançamento no mercado nacional do inédito modelo foi adiado para o segundo semestre. O Classe A Sedan desembarcará com uma série de tecnologias, como a central multimídia MBUX, que conversa com o motorista.
A novidade virá equipada com um novo motor 2.0 turbo, de 224 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O conjunto é o mesmo da carroceria hatch, que já estreou por aqui com preço na faixa de R$ 200 mil.
Caoa Chery Arrizo 5e
![Foto: Caoa Chery/ Divulgação Foto: Caoa Chery/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/05/29091924/caoa-chery-arrizo-5e-1555379997615_v2_1920x1300.jpg)
A versão elétrica do sedã será o primeira da Caoa Chery com essa tecnologia a desembarcar no Brasil. Depois dele estão previstos ainda as opções eletrificadas de Tiggo2 e o QQ.
A novidade está prevista para novembro importada, mas a intenção da Caoa é nacionalizá-lo em Jacareí (SP), onde já é feito o sedã flex.
O sedã troca o motor 1.5 turboflex de 150 cv e 19,4 kgfm por um elétrico de 123 cv e 28,1 kgfm, com um torque bem superior, que garante uma aceleração mais firme em saídas de cruzamentos e ultrapassagens.
-
Pesquisa refuta tese de que “profissionalização” do PCC reduziu homicídios
-
Quem são os cotados para substituir Biden na disputa à Casa Branca pelo Partido Democrata
-
As pequenas, médias e grandes cidades com a menor taxa de homicídios do Brasil
-
OAB nega omissão no caso Filipe Martins e defende que casos do 8/1 saiam do STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião