Metodologia
Nas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. Para o Latin NCAP, um veículo seguro é aquele cuja estrutura não entre em colapso após uma colisão. Também deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box.
O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou esta semana o complemento de testes de colisão da terceira fase do programa. Nele foram avaliados os modelos EcoSport e HB20, ambos figurando entre os carros mais vendidos no mercado este ano. O destaque negativo foi o hatch da Hyundai, que acabou reprovado no quesito segurança para as crianças. O modelo obteve 1 estrela, onde a pontuação máxima são cinco, somando apenas 4,77 pontos em 39 possíveis.
Segundo a entidade, as crianças transportadas no banco de trás podem chocar suas cabeças na parte traseira dos assentos dianteiros. No caso do HB20, a cadeirinha infantil teve sua estrutura abalada pela alta carga recebida. O veículo também não conseguiu evitar que cabeça e peito de passageiros infantis sofressem grande aceleração, considerada acima da média pelo padrão do órgão.
Os ocupantes adultos ficaram melhores protegidos no HB20, mas ainda distante do ideal. Foram 10,23 pontos de 16 possíveis, o que equivale a 3 estrelas. Os pontos negativos, nesse caso, foram a pouca proteção ao peito dos ocupantes e a existência de estruturas que podem causar lesões nos joelhos.
Comparado aos seus principais rivais, o HB20 ficou atrás do Etios (4 e 2 estrelas) e do Gol 1.6 Trend e Palio ELX (ambos com 3 e 2 estrelas), avaliados no ano passado. Todos eles equipados com airbag duplo.
Já o EcoSport obteve 4 estrelas na avaliação quanto a proteção de adultos, e 3 na das crianças. O utilitário esportivo da Ford, teve um resultado um pouco inferior ao New Fiesta, com quem compartilha a mesma plataforma e que em 2012 recebeu duplo quatro estrelas nos dois quesitos. A desvantagem do jipinho é ter permitido uma forte desaceleração na altura do peito de uma criança com 18 meses. No mais, o veículo possui assentos com sistema Isofix, que prendem as cadeirinhas infantis com maior eficiência.
O Latin NCAP anunciou que a próxima fase do programa contará com testes de colisões laterais, que seguem as recomendações de segurança das Nações Unidas.
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião