Na pista
Teste deixa boa impressão
Fotos: Divulgação/HyundaiGrade frontal leva o logo da marca no centro. Faróis e lanternas seguem o estilo dos carros importados da marca
A Hyundai permitiu apenas rodar com o carro camuflado e na pistas de testes da própria fábrica. O HB20 com motor 1.0 oferece um desempenho honesto para um carro desta categoria, com entrega gradativa de força. A versão 1.6, por sua vez, mostra que está muito bem equilibrada e com boa disposição. O câmbio manual destas duas versões apresenta engates suaves e precisos, com escalonamento correto. A opção 1.6 automática, de quatro marchas, funciona bem e não dá trancos. A suspensão evitou que a carroceria rolasse demais nas curvas. Como o HB20 estava camuflado, não deu para perceber o nível de ruídos internos.
Chamado inicialmente de projeto HB (iniciais de Hyundai Brasil), o hatch compacto da marca sul-coreana passou dois anos cercado de mistério. Agora a Hyundai dá mais um aperitivo do modelo que promete ser mais um forte concorrente do líder do segmento de hatch compacto, o Volkswagen Gol.
Sem mostrar o modelo por inteiro, ainda, a montadora sul-coreana iniciará a produção do HB20 em setembro em sua fábrica em Piracicaba, interior do estado de São Paulo. O nome HB20 significa Hyundai Brasil e o número 20 é uma referência à plataforma compartilhada com a próxima geração do compacto i20, que é vendido na Europa. A pretensão é produzir 150 mil unidades do modelo nos primeiros 12 meses de funcionamento da fábrica.
O modelo hatch terá suas vendas iniciadas a partir de outubro deste ano, nas versões 1.0 litro flex e 1.6 litro flex, com opção de câmbio automático para 1.6. Os motores usados no novo modelo são conhecidos, pois já equipam o Kia Picanto e Cerato, no caso do 1.6. A família HB contará, também, com as versões sedã e SUV, que chegarão ao mercado durante 2013.
Ainda não há preços oficiais, mas o presidente da marca no Brasil, Chang Kyun Han, afirmou que ele irá concorrer com modelos que variam do VW Gol (a partir de R$ 27.990) ao Ford New Fiesta hatch (R$ 44.130). O carro será vendido apenas por uma rede de lojas exclusivas da Hyundai do Brasil e não em concessionários do Grupo Caoa, que revende os importados da marca.
Ao vivo
Em uma visita à fábrica, foi possível conhecer, sem permissão para fotos, o carro em sua versão final. No que se refere ao visual, os faróis possuem refletores que formam uma espécie de onda, idêntico aos modelos mais caros da marca, como o sedã Azera. Na traseira, as lanternas têm orientação horizontal e fazem o HB20 parecer mais largo. Por dentro, o acabamento é esmerado. O painel tem iluminação azulada e os comandos ao redor do motorista são de fácil utilização. O carro acomoda muito bem quatro ocupantes, inclusive passageiros altos no banco traseiro. O porta-malas aparenta acomodar até 300 litros. As rodas terão aros de 14 ou de 15 polegadas e os freios serão a disco na frente e a tambor atrás. Haverá dois padrões de acabamentos (GL e GLS).
Toyota Etios, outro concorrente de peso
Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
Outro concorrente nacional que também chega forte no segmento de hatchs é o Toyota Etios, que começa a ser vendido no país em setembro. O modelo já conta com espaço próprio nas concessionárias do país e clientes em potencial estão sendo cadastrados. O modelo irá chegar nas versões hatch e sedã com motores 1.3 e 1.5 flexíveis (o 1.3 é exclusivo do hatch) e o câmbio será manual de cinco marchas. Seu preço deve começar em R$ 28 mil. Para Moacir Cossia, diretor do Grupo Sulpar, a expectativa para a sua chegada é muito grande e certamente será um sucesso absoluto de vendas, já que conta com todas as qualidades de um carro da Toyota.
O jornalista viajou a convite da Hyundai do Brasil
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