O hatch só pode rodar camuflado na pista de teste, nas versões 1.0 litro flex e 1.6 litro flex, com opção de câmbio automático para 1.6| Foto: Divulgação/Hyundai
CARREGANDO :)

Chamado inicialmente de projeto HB (iniciais de Hyundai Brasil), o hatch compacto da marca sul-coreana passou dois anos cercado de mistério. Agora a Hyundai dá mais um aperitivo do modelo que promete ser mais um forte concorrente do líder do segmento de hatch compacto, o Volkswagen Gol.

Sem mostrar o modelo por inteiro, ainda, a montadora sul-coreana iniciará a produção do HB20 em setembro em sua fábrica em Piracicaba, interior do estado de São Paulo. O nome HB20 significa Hyundai Brasil e o número 20 é uma referência à plataforma compartilhada com a próxima geração do compacto i20, que é vendido na Europa. A pretensão é produzir 150 mil unidades do modelo nos primeiros 12 meses de funcionamento da fábrica.

Publicidade

O modelo hatch terá suas vendas iniciadas a partir de outubro deste ano, nas versões 1.0 litro flex e 1.6 litro flex, com opção de câmbio automático para 1.6. Os motores usados no novo modelo são conhecidos, pois já equipam o Kia Picanto e Cerato, no caso do 1.6. A família HB contará, também, com as versões sedã e SUV, que chegarão ao mercado durante 2013.

Ainda não há preços oficiais, mas o presidente da marca no Brasil, Chang Kyun Han, afirmou que ele irá concorrer com modelos que variam do VW Gol (a partir de R$ 27.990) ao Ford New Fiesta hatch (R$ 44.130). O carro será vendido apenas por uma rede de lojas exclusivas da Hyundai do Brasil e não em concessionários do Grupo Caoa, que revende os importados da marca.

Ao vivo

Em uma visita à fábrica, foi possível conhecer, sem permissão para fotos, o carro em sua versão final. No que se refere ao visual, os faróis possuem refletores que formam uma espécie de onda, idêntico aos modelos mais caros da marca, como o sedã Azera. Na traseira, as lanternas têm orientação horizontal e fazem o HB20 parecer mais largo. Por dentro, o acabamento é esmerado. O painel tem iluminação azulada e os comandos ao redor do motorista são de fácil utilização. O carro acomoda muito bem quatro ocupantes, inclusive passageiros altos no banco traseiro. O porta-malas aparenta acomodar até 300 litros. As rodas terão aros de 14 ou de 15 polegadas e os freios serão a disco na frente e a tambor atrás. Haverá dois padrões de acabamentos (GL e GLS).

Toyota Etios, outro concorrente de peso

Publicidade

Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

 

O jornalista viajou a convite da Hyundai do Brasil