No volante
Visual é o único diferencial
Durante o teste drive do modelo, em um percurso de 250 quilômetros, dá para perceber que as mudanças estéticas não influenciam em nada a dirigibilidade. O HB20X mantém o alto padrão de qualidade de acabamento visto no HB20 e que, junto com o design, chamou tanto a atenção dos consumidores que já o colocaram na relação dos 10 mais vendidos. Só que pelo seu preço, deveria ter mais itens de fábrica, como bancos de couro e acionamento automático dos limpadores de para-brisa.A direção hidráulica é leve na medida para manobrar na cidade e ganhar velocidade na estrada. O conjunto da suspensão, cujas molas foram recalibradas por serem mais longas, tem um bom ajuste e não tende a ser muito rígido nem macio. O conjunto motor e o câmbio trabalha em harmonia e a 120 km/h, o conta-giros marca 3.100 rpm. Isso se traduz em bom isolamento acústico. O câmbio automático de quatro marchas não dá trancos e no trânsito urbano cumpre bem seu papel e faz valer os R$ 3,2 mil extras cobrados por ele.
As concessionárias Hyundai Motor Brasil de todo o país passam a oferecer, a partir de 20 de fevereiro, o HB20X, versão com roupagem aventureira do HB20, lançado em setembro do ano passado. Também produzido na fábrica de Piracicaba (SP), o HB20X tem dois níveis de acabamento, Style e Premium, ambos com câmbio manual de cinco marchas e opção automática de quatro velocidades. O preço inicial é de R$ 48.755, correspondente ao Style manual. Todos utilizam motor flex 1.6 de 16 válvulas e 128 cv quando abastecido com etanol.
O plano da montadora sul-coreana é vender 10 mil unidades do HB20X anualmente. "Entre HB20, HB20X e o sedã, quer será lançado em março, queremos vender 150 mil unidades no ano", diz o gerente de produto da Hyundai, Rodolfo Stopa, referindo-se à capacidade da fábrica de Piracicaba. De acordo com Stopa, o novo modelo irá disputar mercado com o Volkswagen Crossfox (motor 1.6, a partir de R$ 46.067) e o Renault Sandero Stepway (1.6 de 8 ou 16V, com preço inicial de R$ 42.140).
Visualmente, o HB20X se diferencia da versão original pela maior altura do solo (4 cm a mais, totalizando 20,5 cm), proteção lateral, barra no teto, detalhes no interior - como pedais de alumínio, costura dupla dos bancos e CD player com bluetooth. Na parte da frente, a grade e a moldura do farol de neblina seguem o desenho dos utilitários da marca, enquanto a parte de trás conta com um adereço em plástico preto no para-choque. Desde a versão básica, a Style com câmbio manual, o HB20X oferece freios ABS, airbag duplo, alarme, farois de neblina, ar-condicionado manual, direção hidráulica, barra no teto, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD player com bluetooth e acionamento elétrico dos vidros, retrovisores e portas. Opcionalmente, pode receber câmbio automático de quatro velocidades, assim como a top de linha Premium. Os pneus são os mesmos do HB20, já que a Hyundai optou por não adotar pneus mistos na versão aventureira.
O motor é o mesmo 1.6 do hatch do qual deriva, o 16V DOCH CVVT flex de 128 cavalos de potência (etanol) a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm. O carro conta com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. As revisões possuem preço fixo, sendo que a mão de obra é gratuita nas duas primeiras.
Saiba MaisConfira a tabela de preços do HB20X
Style Manual - R$ 48.755,00Style Automático - R$ 51.955,00Premium Manual - R$ 51.255,00Premium Automático - R$ 54.455,00
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast