O carro mais popular do mundo ganhou fama nas telas de cinema por vencer disputas impossíveis, contra rivais com muitos cavalos de potência acima. Quem imaginaria que um fusca, ano 63, conseguiria ser mais rápido, por exemplo, que um Dodge V-8, da Nascar, com 770 cv e 320 km/h de velocidade. Só mesmo o intrépido Herbie seria capaz de tal façanha, como pode ser visto no filme "Herbie, Meu Fusca Turbinado (2005)", o mais novo desafio do personagem criado em 1969 pelo Estúdio Walt Disney.
Pois a saga do fusquinha branco 53 (o número é uma referência à quantidade de cavalos) pode sair da ficção e virar realidade em Curitiba. Em 1999, o técnico em eletrônica, Erik Wolf Kozminski Ribas, de 24 anos, iniciou o sonho de transformar seu besouro, ano 82, numa cópia quase fiel do mito do cinema. Ao longo de seis anos, o carro foi ganhando a forma do Herbie, com as tradicionais linhas azul, branca e vermelha e os faróis dianteiros "olho de sapo". O motor original de 46 cv deu lugar a um propulsor de Santana, 1.8 turbo, que produz 160 cv de potência.
Agora, Ribas tenta concretizar o sonho e colocar o turbinado fusca para competir. Sua intenção é dividir com um outro carro a reta de 402 metros do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, numa das etapas do Festival de Arrancada. "Existe uma categoria chamada Desafio, voltada para os automóveis de rua. É aonde o meu fusca se encaixa", comenta Ribas.
Mas para que isso ocorra o fusca ainda precisa passar por alguns ajustes como a melhoria no escapamento e a regulagem do motor. "Estou tentando levantar uma grana para preparar o carro, pois há também o gasto com a habilitação de piloto e a taxa de inscrição", observa o técnico, que considera grande as chances de seu Herbie repetir o sucesso das telas. "O carro que está liderando o campeonato é um Chevrolet 37. Por isso, acho que posso andar bem". Sem o turbo, Ribas conta que já fez o ponteiro do velocímetro colar na marcação máxima de 160 km/h. "Imagine agora?", pergunta-se.
Ribas cuida do seu Volkswagen como se fosse um integrante da família. Certa vez recusou uma oferta tentadora após ver o carro da pessoa interessada na compra. "O estado era precário. Fiquei imaginando como ficaria o meu fusca nas mãos dela. Desisti do negócio", lembra.
Responsável pela personalização do fusca de Ribas, o proprietário da Nipon Recuperação de Veículos, Ronaldo Matusne, avalia o preço do Herbie curitibano em R$ 25 mil. "Ele é um modelo único", afirma Matusne, que ainda incluirá alguns detalhes no veículo. "Nas faixas azuis vamos estilizar cenas do filme", adianta.
Ficha técnica
Ano de fabricação: 1982
Motor: 1.8 turbo Santana
Pneu: 205/40 Goodyear. Roda: aro 17"
Velocidade: 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos
Consumo: 5 km/l com o pé embaixo 1 km/l.
Suspensão: ar. Freio: disco nas quatro rodas
Contagiros: Automeeter de 5"
Volante esportivo: Momo
Embreagem: dupla (para suportar a turbina)
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