Os carros híbridos abocanharam as quatro primeiras posições entre os veículos mais econômicos de 2015, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), realizado pelo Inmetro. Neste ano, o instituto avaliou 587 modelos de 36 marcas, que compreendem 12 categorias.
O topo da lista foi encabeçado pelo sedã Ford Fusion Hybrid 2.0, que mescla motores a combustão e elétrico. Ele alcançou uma quilometragem de 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Além disso, o modelo foi classificado como o que menos emite poluentes na atmosfera, o que explica a sua melhor posição. Toyota Prius e o Lexus CT200h, nas configurações CT200H e Sport, ficam logo abaixo.
Entre os carros flex, o Renault Clio se destacou ao ocupar a quinta e a sexta colocação, com as versões Authentique e Expression, respectivamente. O modelo mais eficiente bebe 14,3 km/l de gasolina nas ruas e 15,8 km/l nas estradas. Se abastecido com etanol, os números chegam a 9,5 km/l e 10,7 km/l. Ford Ka e VW up! vêm em seguida.
Na outra ponta, os esportivos foram eleitos os mais beberrões. O campeão da gastança foi a Lamborghini Aventador L-700, que rende apenas 3,3 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada com gasolina. Depois dele aparecem a Ferrari F-12 Berlinetta, o Rolls-Royce Ghost, a Maserati Quattroporte e a Land Rover Range Rover Sport.
Todos os carros testados pelo Inmetro têm o direito de usar o selo de eficiência energética, que divide os modelos entre A, para os mais econômicos, até E, para os que mais gastam. A etiqueta é a mesma vista em produtos como televisores, máquinas de lavar e fogões. A lista completa está disponível no site: http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast