1983
É fundada a empresa quatro GmbH, uma subsidiária da Audi AG responsável pela criação das linhas S e RS
1995
O Audi RS2 (foto acima) é lançado no Brasil. O modelo foi o primeiro carro-esporte de alto desempenho do mundo com espaço para cinco ocupantes. Seu motor 2.2 turbo gerava 315 cv, levando-o da imobilidade a 100 km/h em 5,4 s e a atingir 262 km/h.
1996
O Audi S6 plus ainda não ostentava o emblema RS, mas foi o primeiro modelo manufaturado pela quattro GmbH. Ele tinha um V8 4.2, de 326 cv. Apesar de também ser oferecido como sedã, a maioria dos compradores optou pela versão Avant (perua).
2000
Nasce o primeiro RS4 Avant feito pela Audi, por meio de uma parceria com a inglesa Cosworth. A potência do V6 2.7 biturbo alcançava 380 cv. Com isso, a arrancada de 0 a 100 km/h era feita em 4,9 s.
2002
O Audi RS 6 estreou nas versões sedã e Avant. Seu V8 4.2 biturbo gerava 450 cv. Mais um modelo com a parceria da Cosworth. O sistema de controle dinâmico de rodagem (DRC, em inglês) também fazia sua estreia. O RS 6 plus chegou em 2004, com potência de 480 cv e velocidade máxima de 280 km/h.
2005
Aparece a segunda geração do RS4, inicialmente como sedã e Avant e, posteriormente, como Cabriolet. O motor V8 4.2 foi renovado, com aspiração natural que rendia 420 cv. O RS 4 Sedan saltava de 0 para 100 km/h em 4,8 s.
2008
Neste ano, o RS6 torna-se o mais potente Audi produzido em série. Seu bloco V10 5.0 biturbo desenvolvia 580 cv, o suficiente para uma arrancada até 100 km/h em 4,6 s e 280 km/h de máxima. As duas linhas de equipamento ‘plus’ que se seguiram, em 2010, permitiam alcançar 303 km/h. A segunda geração do RS 6 foi oferecida nas versões sedã e Avant.
2011
Com o RS3 Sportback, a Audi trouxe a filosofia RS para o segmento dos carros compactos premium. O motor turbo 2.5 gerava 340 cv. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em 4,6 s. Paralamas de polímero reforçado com fibra de vidro comprovavam a filosofia de projeto com peso reduzido da quattro GmbH.
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