Tecnologia chamada Riding Assist movimenta a roda dianteira de modo a evitar que o veículo caia. Modelo também pode seguir o condutor por meio da direção autônoma| Foto: Divulgação/

O desejo de todo o motociclista é sempre se manter em cima do banco e evitar uma queda no currículo. Em breve essa vontade, ou digamos preocupação, não terá mais motivo para existir. As fabricantes já estão evoluindo em criar modelos à prova de tombo.

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A primeira marca a apresentar tal solução foi a BMW, no ano passado, e agora é a vez da Honda. A montadora japonesa revelou na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, a Riding Assist, um sistema robótico que movimenta a roda dianteira de modo a evitar que o veículo caia.

 
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CONFIRA O VÍDEO

O mecanismo age com a moto parada ou em velocidades muito baixas. Ou seja, por enquanto a tecnologia é útil em cruzamentos, semáforos e congestionamentos.

A Honda divulgou um vídeo para demonstrar como funciona o sistema. Nele é possível ver a moto em pé sem que o usuário apoie no chão ou utilize qualquer outro mecanismo para manter o veículo ereto.

Segundo a empresa, a tecnologia é baseada no veículo Uni-Cub, um pequeno assento que pode transportar uma pessoa usando o movimento do corpo do “condutor”.

O veículo Uni-Cub é a base para a tecnologia da moto que não toma.O pequeno assento pode transportar uma pessoa usando o movimento do corpo do “condutor” 
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O Riding Assist age com um pequeno motor elétrico capaz de ajustar a trajetória de acordo com as correções feitas na direção.

A motocicleta pode oferecer ainda a direção autônoma, como sugere a Honda no fim do vídeo. Uma funcionária pressiona um botão no veículo e sai da sala de demonstração. Então, ele começa a segui-la até a porta.

Moto que não cai da BMW

Para comemorar os seus 100 anos de vida, a BMW mostrou em outubro passado um conceito de moto ‘que não cai’, a Vision Next 100.

A Motorrad, divisão duas rodas da marca bávara, explicou à época que o seu modelo dispensa, inclusive, equipamentos de segurança, como capacete e roupas de proteção.

A explicação está no fato de a moto conseguir detectar situações de perigo e agir preventivamente para evitar acidentes.

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Tanto a BMW quanto a Honda não anunciaram uma previsão de quando a tecnologia estará disponível nas ruas.

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