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O guidão largo de alumínio da CB 1000R garante que o motociclista fique bem relaxado em cima da moto | Divulgação/Honda
O guidão largo de alumínio da CB 1000R garante que o motociclista fique bem relaxado em cima da moto| Foto: Divulgação/Honda
  • Painel de LCD moderno e totalmente digital
  • Escapamento e desenho da roda formam um belo visual

A Honda CB 1000R, um dos lançamentos mais aguardados do ano, e que foi uma das principais estrelas do Salão Duas Rodas, que ocorreu no início do mês, em São Paulo, vai chegar até o fim do mês em Curitiba.

Segundo André Scarante, gerente comercial da Motonda, a nova motocicleta está com preços a partir de R$ 40 mil e já há grande procura pelas primeiras unidades. Apesar de não levar em seu nome o emblema Hornet, presente na CB 600F, a nova na­­ked segue as mesmas linhas visuais e vem para completar esta família, que já possuía no Brasil a CB 300R e a Hornet.

A moto é montada em Ma­­naus pelo sistema de CKD (Com­­ple­­te Knock Down), no qual as peças chegam ao país totalmente desmontadas. Este processo de nacionalização foi, segundo a Honda, o que fez a moto demorar três anos para chegar ao Bra­­sil, já que roda na Europa desde 2009. Apesar da demora, a moto desembarcou no país com um preço competitivo, quando analisamos os valores e conjuntos de suas rivais.

A estética é uma das grandes armas da CB 1000R para conquis­tar os consumidores. Apesar de não ser uma novidade mundial, a moto ainda mantém o frescor e modernidade em suas linhas. Os destaques ficam por conta do farol dianteiro que possui luz de posição em LED e as carenagens de acabamento que surgem nas laterais do tanque.

A traseira é bem afilada e esportiva e a balança monobraço proporciona um visual bem interessante na roda. Equipada com um motor de 4 cilindros em linha, injeção eletrônica, 16 válvulas, com duplo comando de válvulas, capacidade de 998,3 cm³ e refrigeração líquida, a CB 1000R apresenta um painel de LCD moderno e totalmente digital. Está dividido em três partes. A CB 1000R será oferecida apenas nas cores verde e preto. Na Europa existem ou­­tras opções de coloração, como a branca e a especial tricolor (azul, vermelho e branco).

Mercado

A expectativa da Honda é comercializar 120 unidades da CB 1000R por mês. Para alcançar este objetivo, a marca posicionou a moto com um valor que lhe dá vantagem sobre os rivais. Comparando com sua principal con­­corrente em termos de con­jun­­to, a Kawasaki Z1000 (Standard custa R$ 43,9 mil e a ABS, R$ 48,9 mil), a CB 1000R é mais acessível.

Além disso, a moto se torna uma adversária também para a Kawasaki Z750, que custa entre R$ 33,9 mil (standard) e R$ 37,3 mil (ABS) e tem desempenho inferior. Outras opções da categoria são a menos moderna Su­­zuki Bandit 1250 (R$ 32,9 mil) e a bem mais cara K 1300R, que par­­te de R$ 70,9 mil. A Suzuki B-King também tem preço superior, custando R$ 52,9 mil.

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