A Honda CB 1000R, um dos lançamentos mais aguardados do ano, e que foi uma das principais estrelas do Salão Duas Rodas, que ocorreu no início do mês, em São Paulo, vai chegar até o fim do mês em Curitiba.
Segundo André Scarante, gerente comercial da Motonda, a nova motocicleta está com preços a partir de R$ 40 mil e já há grande procura pelas primeiras unidades. Apesar de não levar em seu nome o emblema Hornet, presente na CB 600F, a nova naked segue as mesmas linhas visuais e vem para completar esta família, que já possuía no Brasil a CB 300R e a Hornet.
A moto é montada em Manaus pelo sistema de CKD (Complete Knock Down), no qual as peças chegam ao país totalmente desmontadas. Este processo de nacionalização foi, segundo a Honda, o que fez a moto demorar três anos para chegar ao Brasil, já que roda na Europa desde 2009. Apesar da demora, a moto desembarcou no país com um preço competitivo, quando analisamos os valores e conjuntos de suas rivais.
A estética é uma das grandes armas da CB 1000R para conquistar os consumidores. Apesar de não ser uma novidade mundial, a moto ainda mantém o frescor e modernidade em suas linhas. Os destaques ficam por conta do farol dianteiro que possui luz de posição em LED e as carenagens de acabamento que surgem nas laterais do tanque.
A traseira é bem afilada e esportiva e a balança monobraço proporciona um visual bem interessante na roda. Equipada com um motor de 4 cilindros em linha, injeção eletrônica, 16 válvulas, com duplo comando de válvulas, capacidade de 998,3 cm³ e refrigeração líquida, a CB 1000R apresenta um painel de LCD moderno e totalmente digital. Está dividido em três partes. A CB 1000R será oferecida apenas nas cores verde e preto. Na Europa existem outras opções de coloração, como a branca e a especial tricolor (azul, vermelho e branco).
Mercado
A expectativa da Honda é comercializar 120 unidades da CB 1000R por mês. Para alcançar este objetivo, a marca posicionou a moto com um valor que lhe dá vantagem sobre os rivais. Comparando com sua principal concorrente em termos de conjunto, a Kawasaki Z1000 (Standard custa R$ 43,9 mil e a ABS, R$ 48,9 mil), a CB 1000R é mais acessível.
Além disso, a moto se torna uma adversária também para a Kawasaki Z750, que custa entre R$ 33,9 mil (standard) e R$ 37,3 mil (ABS) e tem desempenho inferior. Outras opções da categoria são a menos moderna Suzuki Bandit 1250 (R$ 32,9 mil) e a bem mais cara K 1300R, que parte de R$ 70,9 mil. A Suzuki B-King também tem preço superior, custando R$ 52,9 mil.
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