Pilotar esta moto é uma tarefa agradável
No melhor estilo "tiozão", o visual da CB é impactante. Tudo é enorme: motor, escapamento, banco, lanterna traseira (com LEDs), pneus as rodas de liga-leve de cinco pontas estão calçadas com pneus radiais (120/70 na dianteira e 180/55 na traseira), que garantem maior aderência e segurança. Já o escapamento em aço inox (4 x 2 x 1), conta com saída lateral. A rabeta lembra a utilizada na CB 450 TR, da década de 90. Como acessórios originais, a Honda oferece para-brisa esportivo e bagageiro.
Pilotar a CB 1300 Super Four é uma tarefa tão agradável que surpreende devido ao seu tamanho (2,22 m). Seu porte musculoso esconde uma moto extremamente fácil e dócil de ser pilotada desde que o acelerador não seja acionado com vontade por horas seguidas. O único inconveniente nessas condições é o calor propagado pelo motor, que chega a incomodar. Mas esta pode ser considerada uma característica da moto, devido ao tamanho do bloco do propulsor.
Uma releitura de um clássico da década de 70, o modelo CB 1300 Super Four traz boas recordações. Saudosismo à parte, a big naked da Honda é muito confortável, tem um motor de alto desempenho e está recheada de tecnologia. Porém, a grande novidade neste modelo 2009 é a adoção do sistema de freios ABS (antiblocante). Desenvolvido para oferecer o máximo de segurança, o ABS reduz a possibilidade de travamento das rodas. Na prática, utilizado em situações extremas, o sistema de freios ABS transmite a sensação que a roda está "quadrada", diminuindo gradativamente a velocidade, sem que o pneu trave ou perca o contato com o solo.
Para colaborar com a nobre missão de parar a moto, na dianteira há duplo disco flutuante com 310 mm de diâmetro e cáliper de quatro pistões. Já na traseira, conta com disco simples com 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples.
Motor
Apresentada durante o Salão Internacional do Automóvel de 2006, a CB 1300 Super Four só começou a ser comercializada no país em junho de 2007. A moto está equipada com motor, de quatro cilindros em linha, de 1.284 cm3, capaz de gerar 111 cv de potência máxima a 7.750 rpm e torque máximo de 11,6 kgfm a 6.000 rpm. A CB 1300 2009 ganhou dois novos catalisadores, para atender ao Promot 3 e com isso perdeu pouco mais de 4 cv de potência.
Apesar da concepção de quatro cilindros em linha, a CB esbanja torque desde os baixos giros. É possível sair de uma lombada a 30 km/h em quinta marcha sem que a moto engasgue. Mas se o motociclista precisar de um comportamento mais esportivo, basta reduzir a marcha e girar o acelerador. Assim a CB oferece respostas rápidas e precisas, graças ao sistema de injeção de combustível. O ponteiro da velocidade sobe rápido e a moto chega facilmente aos 160 km/h, sempre muito estável e confortável. Sua velocidade máxima ultrapassa os 220 km/h. Há quem ache pouco, mas vale lembrar que se trata de uma naked, ou seja, uma moto em que o piloto fica exposto ao vento. O tanque de combustível tem capacidade para 21 litros de combustível (4,5 litros de reserva). Em seu habitat natural, a estrada, o consumo médio gira em torno de 16 km/l.
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