O primeiro passo para a produção local da nova geração do Fit e do inédito utilitário compacto Vezel foi dado esta semana em Itirapina (SP), a 210 km da capital paulista. A Honda lançou a pedra fundamental da sua segunda fábrica no Brasil, que terá um investimento de R$ 1 bilhão. A unidade começa as operações no segundo semestre de 2015, mas a montadora não vai esperar até lá para nacionalizar a minivan atualizada, que estreou em julho no Japão. Ela chega ao país ainda no primeiro semestre do ano que vem e primeiramente será feita na planta de Sumaré (SP).
Com a nova fábrica, a montadora pretende dobrar sua capacidade de produção anual no país, que atualmente está em 120 mil. Além do Fit, também são feitos no país o sedã compacto City (da atual geração) e o médio Civic (atualizado com o restante do mundo). A gama da Honda se completa com o SUV médio CR-V, importado do México, e o sedã grande Accord, do Japão.
A vinda do Vezel, apresentado no Salão de Tóquio recentemente, foi confirmada pela marca durante a cerimônia em Itirapina. É provável que adote outro nome por aqui. Fala-se em CR-U (em analogia ao utilitário maior CR-V). Seria mais um concorrente para Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker no segmento de SUVs compactos, que em breve também terão a companhia do Peugeot 2008 e Volkswagen Taigun.
O futuro lançamento, sem dúvida, é a grande novidade da linha nacional da marca japonesa nos próximos dois anos. Tanto ele quanto o novo Fit serão fabricados sobre a nova plataforma compacta da Honda. A empresa, porém, não adiantou a data de chegada do utilitário. Ambos deverão usar o mesmo motor flex 1,5 litro do Fit atual, mas sem "tanquinho" para partida a frio. A Honda também confirmou o retorno do câmbio CVT, usado na primeira geração do Fit,mas que foi trocado pelo automático na atual.
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