O segmento de SUV compacto está mexendo com o mercado brasileiro não só em volume de vendas de veículos novos. Ele está em alta também no setor de seminovos, tanto que acaba de assumir a liderança do ranking que aponta os modelos com as menores desvalorizações do país após um ano de uso.
O Honda HR-V aparece no topo da lista, com apenas 4,5% de depreciação em seu primeiro ano depois deixar a concessionária, seguido do Jeep Renegade, com 6,4%. A dupla desbanca o Chevrolet Onix, que aparece na terceira posição com 8,3% e nos últimos dois anos foi o modelo que menos perdeu valor no Brasil.
Os números foram revelados pela edição 2016 do ‘Selo Maior Valor de Revenda - Autos’, iniciativa criada pela Agência AutoInforme e que elaborou o levantamento em 17 categorias (veja o resultado) - três a mais que a edição 2015 (houve a inclusão do segmento hatch compacto, sedã compacto e SUV compacto e crossover, além da fusão de minivan com monovolume.
Além de ser o vencedor no geral - e obviamente entre os utilitários -, o HR-V também cravou o menor percentual já registrado desde que o selo foi criado, em 2001.
LEIA TAMBÉM: Conheça os dez principais SUV’s de 2017
De quebra, o modelo pôs fim a uma hegemonia absoluta dos hatches compactos, que abocanharam o título de os ‘carros que menos desvalorizam’ em 14 das 15 edições anteriores - a única exceção foi o Fiat Strada, vencedor em 2013.
A Honda também passar a integrar o seleto grupo de marcas a conquistar o selo geral, antes restrito ao rodízio de General Motors e Fiat.
Segundo Joel Leite, idealizador do selo, o estudo visa dar ao consumidor uma orientação mais precisa sobre o valor efetivo pago pelo carro nas revendas. “Ele sabe quanto vai perder na hora de revender seu carro usado”, disse durante o anúncio da premiação no Salão de Automóvel de São Paulo, que acontece até o próximo domingo (20).
Oito modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à segunda edição do selo, com índices de depreciação maiores. São os casos do Volkswagen up!, Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Fiat 500, Fiat Strada, Toyota Hilux e Hyundai HB20S.
Apenas o Honda Fit, agora na categoria minivan/monovolume, conseguiu melhorar ainda mais o seu valor de revenda após um ano de uso: 10,5% de depreciação este ano contra 11,1% no ano passado.
Como é o estudo
A pesquisa teve como base a cotação de agosto deste ano da Molicar - parceira da AutoInforme -, comparados com os preços praticados do zero quilômetro no mesmo período de 2015. Foram considerados os valores de mercado e não os de tabela da fábrica.
O estudo levou em conta as variáveis ocorridas no mercado à época do levantamento, como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas, eliminando assim distorções nos valores por essas ações.
Ao todo, foram pesquisados 132 modelos e versões zero km mais vendidas, de 23 marcas nacionais e importadas, e que não tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast