O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
O lançamento estará nas lojas em junho, mas desde o anúncio feito pela marca há duas semanas, outro fato vem chamando a atenção no crossover além do motor: o preço.
O HR-V Touring custa R$ 139.900 - é o primeiro do segmento sem ser diesel a alcançar esse patamar na etiqueta. Para se ter uma ideia, ele sai mais caro até que o New Tucson 1.6 turboflex, que é de uma categoria acima e oferece mais equipamentos, sofisticação e espaço interno.
Há também outros exemplos mais em conta que a novidade da Honda para quem não é tão fã de SUVs e prefere sedã médio, picape ou mesmo um veículo com tecnologia híbrida. Listamos 10 opções.
Confira:
Jeep Renegade 2.0 diesel Trailhawk 4x4
R$ 139.990
Tudo bem, são R$ 90 a mais que o HR-V Touring. Mas não dava para deixar de fora a versão Trailhawk do Renegade, equipada com o mais puro DNA off road da Jeep.
O utilitário é empurrado pelo motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e parrudos 35,7 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de nove marchas - no HR-V é o automático do tipo CVT. A aptidão fora de estrada é garantida pela tração 4x4 e três dos cinco modos de condução disponíveis.
A suspensão também é ajustada para o estilo off road, com altura mais elevada do solo.
Principais itens de série
HR-V
Renegade
Airbags joelho motorista
não
sim
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Ar-condicionado de duas zonas
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Controle eletrônico anticapotamento
não
sim
Controle eletrônico de velocidade em descida
não
sim
Faróis em led
sim (full led)
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
sim
Luz diurna em led
sim
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
traseiro
Teto solar
sim
não
Chevrolet S10 2.5 FlexLTZ4x4
R$ 138.990
Se o interesse for por espaço de sobra para o transporte de carga e outras bagagens volumosas, ou somente adotar um estilo picapeiro urbano, a S10 na versão flex mais completa é uma boa pedida.
Além de ser bem maior que o HR-V, entrega mais potência e torque, com o seu motor 2.5 turbodiesel, de 206 cv e 27,3 kgfm de torque, administrado pela transmissão automática de seis marchas e a presença da tração 4x4.
A S10 também oferece tecnologias ausentes no Honda, como alertas de colisão frontal e de saída de faixa, e partida do motor e acionamento do ar-condicionado à distância.
Principais itens de série
HR-V
S10
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
não
Alerta de colisão frontal
não
sim
Monitoramento de pressão dos pneus
não
sim
Alerta de saída de faixa
não
sim
Ar-condicionado digital
sim
não
Assistente de frenagem de emergência
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Banco do motorista com ajustes elétricos
não
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Faróis em led
sim
não
Freio estacionamento eletrônico
sim
não
Luz diurna em led
sim
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida do motor e acionamento do ar-condicionado à distância
não
sim
Partida por botão
sim
não
Piloto automático
sim
sim
Regulagem de altura dos faróis
não
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
sim
Teto solar
sim
não
Hyundai New Tucson 1.6 turbo GLS
R$ 137.900
Quem não abre mão de um SUV e pretende gastar quase R$ 140 mil num carro, tem a opção do New Tucson em sua versão intermediária. Ele entrega um espaço interno maior, com entre-eixos mais longo (2,67 m x 2,61 m) e porta-malas mais volumoso (513 l x 437 l).
No comparativo entre os principais itens de série, o modelo da Hyundai leva vantagem em dois mimos interessantes: saída de ar para os ocupantes do banco traseiro e ajustes elétricos para o assento do motorista.
O New Tucson oferece um motor com desempenho similar ao do HR-V. É o 1.6 turbo a gasolina, que rende 177 cv e 27,0 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.
Principais itens de série
HR-V
New Tucson
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Monitoramento de pressão dos pneus
não
sim
Ar-condicionado de duas zonas com saída no banco taseiro
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Banco do motorista com ajustes elétricos
não
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Faróis em led
sim
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
não
Luz diurna em led
sim
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
traseiro
Teto solar
sim
sim
Fiat Toro 2.0 diesel Freedom 4x4
R$ 136.490
Se o desejo é dirigir uma picape e acha a S10 grande demais para encaixar na garagem ou em vagas no supermercado e shopping, a Toro pode ser uma solução.
Tudo bem, o modelo intermediário da Fiat não cabe em qualquer espaço (são 4,92 m de comprimento), mas vale o esforço para rodar com uma opção de caçamba com motor turbodiesel (2.0, de 177 cv e 35,7 kgfm), câmbio automático de nove marchas e tração 4x4.
A versão Freedom não é um primor em relação a equipamentos de série. Não traz itens básicos para essa faixa de preço, como sensores de iluminação e de chuva.
Principais itens de série
HR-V
Fiat Toro
Acendimento automático dos faróis
sim
não
Airbags laterais e de cortinas
sim
não
Ar-condicionado de duas zonas
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Faróis em led
sim (full led)
não
Freio estacionamento eletrônico
sim
não
Luz diurna em led
sim
não
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
não
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
não
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
traseiro
Teto solar
sim
não
VW Tiguan Allspace 250 TSI
R$ 128.990
Mais um utilitário na lista, e para quem tem uma família grande. O Tiguan é referência em espaço interno no segmento, com impressionantes 2,79 m de entre-eixos e 1,84 m de largura. Dá para acomodar cinco pessoas sem qualquer aperto.
E o porta-malas? Cabe toda a tralha da família para uma viagem de férias: são 710 litros de capacidade. Com todos os bancos rebatidos e o encosto do passageiro dianteiro também recolhido, é possível transportar objetos de até 2,75 m, como uma prancha de surfe, por exemplo.
O nível de equipamentos é interessante, só não traz luz diurna em led, nem acendimento automático dos faróis. A usina 1.4 TSI, de 150 cv e 25,0 kgfm, dá conta do recado sem rompantes de esportividade.
Com a diferença de R$ 13 mil que sobra é possível quitar o IPVA e o seguro e ainda volta um bom troco.
Principais itens de série
HR-V
Volkswagen Tiguan
Acendimento automático dos faróis
sim
não
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Ar-condicionado de três zonas
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Detector de fadiga do motorista
não
sim
Faróis em led
sim (full led)
não
Freio estacionamento eletrônico
sim
sim
Luz diurna em led
sim
não
Monitoramento de pressão dos pneus
não
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
sim
Start-stop (desliga e liga o motor em paradas curtas)
não
sim
Teto solar
sim
não
Jeep Compass 2.0 Flex Longitude
R$ 127.990
Até o ano passado era o modelo queridinho no segmento de SUVs. O Compass tem um porte maior, que confere mais presença nas ruas, além do preço bem menor. De resto, o Jeep praticamente leva desvantagem para o HR-V, inclusive nos itens de série.
Não traz o motor turbo. Neste caso é o 2.0 flex Tigershark, de 166 cv e 20,5 kgfm. E isso pode pesar na hora de rodar com o carro cheio na estrada. Sentirá falta de um fôlego maior nas ultrapassagens, já que o torque máximo só aparece nos 4 mil giros - os 22,4 kgfm do Honda aparecem abaixo das 2 mil rpm.
O porta-malas também é inferior, tem apenas 410 l, enquanto que o espaço interno é ligeiramente maior no comprimento (2,64 m x 2,61 m) e na largura (1,81 m x 1,79 m).
Principais itens de série
HR-V
Jeep Compass
Acendimento automático dos faróis
sim
não
Airbags laterais e de cortinas
sim
não
Ar-condicionado de duas zonas
sim
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Câmera de ré
sim
não
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Controle eletrônico anticapotamento
não
sim
Faróis em led
sim (full led)
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
sim
Luz diurna em led
sim
sim
Monitoramento de pressão dos pneus
não
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
não
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
traseiro
Teto solar
sim
não
Honda Civic 1.5 turbo Touring
R$ 127.600
Aqui a preferência é pelo estilo de carro e a maior dimensão, uma vez que o Civic entrega o mesmo conjunto mecânico, sobrenome e nível de equipamento.
O teto solar, no caso do sedã médio, é mais simples, enquanto que no HR-V é panorâmico. Na hora de assinar o cheque, porém, são R$ 12,3 mil menos.
Sem contar que o sedã oferece uma dinâmica de condução mais divertida. As respostas da direção são precisas e o carro é muito ágil, especialmente em curvas fechadas. A suspensão, uma das mais acertadas do mercado, controla com perfeição os movimentos da carroceria e possibilita um rodar macio em pisos irregulares.
Principais itens de série
HR-V
Civic
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Ar-condicionado de duas zonas
sim
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
sim
Faróis em full led
sim
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
sim
Luz diurna em led
sim
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida do motor à distância
não
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
sim
Teto solar
sim
sim
VW T-Cross 1.4 turboHighline
R$ 126.730
Quem achava que o preço do T-Cross completão era salgado demais, mudou de ideia quando a Honda anunciou o valor do HR-V Touring.
O SUV da Volks com motor 1.4 turbo, de 150 cv, é menos elástico, porém ronca mais forte com os 25,4 kgfm de torque. O modelo custa R$ 109.990, mas com todos os opcionais alcança R$ 126.730.
E aí estamos falando de quadro de instrumentos 100% digital, central multimídia com tela de 8 polegadas (melhor que a da Honda), assistente de estacionamento automático e seletor de modos de condução.
O T-Cross ainda tem a opção de ser turboflex. Por dentro, há bom espaço para os ocupantes (2,65 m de entre-eixos, a mesma distância Virtus).
Só que deixam a desejar o espaço do porta-malas (vai de 373l a 420l) e o acabamento interno, com exagero de plástico duro.
Principais itens de série
HR-V
VW T-Cross
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Ar-condicionado de duas zonas com saída traseira
não
sim
Assistente automático de estacionamento
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Detector de fadiga
não
sim
Faróis em full led
sim
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
não
Luz diurna em led
sim
sim
Monitoramente de pressão dos pneus
não
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Painel 100% digital
não
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
sim
Sistema de frenagem automática pós-colisão
não
sim
Start-stop (desliga e liga o motor em paradas curtas)
não
sim
Suporte para smartphone
não
sim
Teto solar
sim
sim
Toyota Prius
R$ 125.450
Para o consumidor disposto a entrar na era dos motores elétricos, colocamos na lista um representante híbrido. O Prius combina o motor 1.8 a gasolina, de 98 cv e 14,2 kgfm, a um elétrico, de 72 cv e 16,6 kgfm. Juntos, rendem 123 cv.
Parece pouco, mas o torque máximo já está disponível assim que o acelerador é pressionado. Além disso, a proposta do Prius é trafegar macio - até 70 km/h é empurrado pelo propulsor elétrico, em silêncio.
Atualmente é o carro mais econômico no país, fazendo médias de consumo de 18,9/ 17 km/l (cidade/ estrada). O melhor desempenho no ciclo urbano é justificado pelo maior tempo rodando no modo elétrico.
O pacote de tecnologia irá satisfazer o motorista mais exigente. Na lista estão painel de instrumentos 100% digital, head-up display (projeta as informações no para-brisa, como velocidade e consumo da bateria) e TV digital.
Principais itens de série
HR-V
Toyota Prius
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbag de joelho para o motorista
não
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Ar-condicionado de duas zonas
sim
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Banco com ajuste elétrico e aquecimento
não
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Carregador sem fio de celular
não
sim
Faróis em full led
sim
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
não
Head-up display (projeta informações no para-brisa)
não
sim
Luz diurna em led
sim
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
não
Painel 100% digital
não
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
não
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
sim
Teto solar
sim
não
TV digital
não
sim
Chevrolet Cruze 1.4 turbo LTZ
R$ 118.690
Talvez o maior exemplo de como a tabela do HR-V Touring tá fora da curva é quando comparamos ao Chevrolet Cruze. Se incluirmos os opcionais de segurança e conforto disponíveis para o sedã, ainda sobram R$ 21,3 mil.
O pacote extra é formado por chave com partida remota, assistente de permanência em faixa, alertas de colisão frontal e ponto cego, sistema de estacionamento automático, carregador de celular por indução e farol alto adaptativo.
O motor do Cruze é o 1.4 turboflex, de 153 cv e 24,5 kgfm, associado ao câmbio automático de seis velocidades.
Principais itens de série
HR-V
Chevrolet Cruze
Acendimento automático dos faróis
sim
sim
Airbags laterais e de cortinas
sim
sim
Alerta de colisão frontal
não
sim
Alerta de ponto cego
não
sim
Ar-condicionado de duas zonas
sim
não
Assistente automático de estacionamento
não
sim
Assistente de partida em rampa
sim
sim
Assistente de permanência em faixa
não
sim
Banco com ajuste elétrico
não
sim
Câmera de ré
sim
sim
Câmera no retrovisor direito (ponto cego)
sim
não
Carregador sem fio de celular
não
sim
Faróis em full led
sim
sim
Farol alto automático
não
sim
Freio estacionamento eletrônico
sim
não
Luz diurna em led
sim
sim
Monitoramento de pressão dos pneus
não
sim
Multimídia com Android Auto e Apple Carplay
sim
sim
Partida por botão
sim
sim
Piloto automático
sim
sim
Sensor de chuva
sim
sim
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
sim
sim
Start-stop (desliga e liga o motor em paradas curtas)
Deixe sua opinião