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 | Divulgação Honda
| Foto: Divulgação Honda
  • O motor rende 14 cv a 8.500 rpm e tem 1,33 kgfm a 6.500 rpm
  • O garfo telescópico dianteiro tem 230 mm de curso
  • A moto não irá levantar poeira como suas irmãs mais potentes, mas com certeza garante a diversão

Desde 2001 a Honda produz a CRF 150F em Manaus (AM) e a exporta para o mercado norte-americano. Agora, em 2012, a fabricante japonesa anuncia pela primeira vez a produção e venda do modelo de entrada para o off-road em território nacional. Voltada para o fora de estrada, a "nova" moto traz suspensões de longo curso e o DNA da linha CRF para conquistar, principalmente, as mulheres e os jovens pilotos apaixonados pela terra.

Com motor de 149,2 cm³ (OHC) e arrefecimento a ar, a CRF 150F tem chassi mais resistente (berço semi-duplo) e um design inspirado nos modelos de competição da linha off-road da Honda. Embora compartilhe o motor com a NXR 150 Bros, a CRF 150F não precisa atender as leis de emissão de poluentes (Promot 3), portanto, não tem catalisador, o que a deixa mais potente que sua irmã de uso misto. Detalhe: as motocicletas de competição, chamadas de especiais, não precisam ser homologadas, já que não podem rodar em vias públicas. Não contam com farol, espelhos e pisca.

O lançamento vem suprir uma lacuna na linha de produtos da Honda neste segmento: a falta de uma moto mais baixa e menos potente que a CRF 230F e que atenda os iniciantes ou iniciados vindos de motos menores como a CRF 50. Para isso, a Honda cobra o preço sugerido de R$ 8.690 pela nova CRF 150F — vale dizer que a CRF 230F é vendida por R$ 10.680.

Público feminino

Além de atender os pilotos menos experientes, a CRF 150F é do tamanho exato para as mulheres. "A moto é leve e tem uma maneabilidade no guidão perfeita para o público feminino", explica Jaqueline Cristina Poltronieri, instrutora de pilotagem da Honda. Isso porque a moto é baixinha — tem roda aro 19" na dianteira e 16" na traseira —, o que também facilita tocar com os pés no chão.

Outro detalhe que contribui para o sucesso do modelo com o público jovem é a altura do assento e o bom curso nas suspensões: distância de 832 mm do solo e garfo telescópico com 230 mm de curso na dianteira e braço oscilante com link e 227 de curso na traseira. Embora pequena, a CRF 150F tem os atributos necessários para sair da estrada com segurança. Já o motor, rende 14 cavalos de potência a 8.500 rpm e tem torque máximo de 1,33 kgfm a 6.500 rpm, alimentado por carburador.

Não espere aquele apetite nas saídas de curva, onde a roda traseira levanta terra para todo lado, mas com certeza o propulsor da CRF 150F garante a diversão dos finais de semana, ou mesmo a preparação do seu pupilo para alçar vôos maiores nas competições Brasil a fora.

Destaque para o pneu off-road de medidas 70/100-19 na dianteira e 90/100-16 na traseira e o eficiente freio a disco de 240 mm na dianteira. Em conjunto com o tambor na traseira, o conjunto de freios deve atender a proposta da moto. A CRF 150F pesa 101 kg e tem tanque de combustível com capacidade de 7,2 litros (incluso 1,6 litros de reserva). Com a chegada da CRF 150F, o segmento fica representado por mais uma fabricante japonesa. Para jovens e mulheres iniciantes, a Yamaha oferece a TTR 125 LWE por R$ 7.530.

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