Assim que o pano que cobria uma das surpresas da Honda no Salão de Motos de Colônia 2008 caiu, uma motocicleta futurista com linhas que lembravam as motos dos heróis japoneses apareceu e surpreendeu a todos os presentes. Mal podíamos imaginar que um ano depois aquele conceito V4 tornaria-se realidade. Seguindo o mesmo design ousado, a Honda apresentou na última semana a nova VFR 1200F, uma sport-touring que promete revolucionar o mercado.
Desenvolvida como uma moto esportiva para percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR 1200F impacta primeiramente pelo seu design. Foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR. Traz um belo conjunto óptico com um formato de "X" na dianteira e a carenagem conta com um grande para-brisa integrado para proteger o piloto do vento. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente reproduz a forma do farol dianteiro.
Centralização de massas, total controle por parte do piloto e eficiência aerodinâmica foram os princípios básicos que nortearam o desenvolvimento da nova sport-touring japonesa. Para garantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta em um quadro de dupla trave superior de alumínio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para garantir a estabilidade. Ao quadro está preso o coração dessa máquina: um motor V4 de arquitetura inovadora.
Para aproveitar essa centralização de massas, a Honda desenhou um motor de quatro cilindros em "V" bastante estreito, no qual os dois cilindros traseiros são colados um ao outro e os dianteiros, mais espaçados. Com isso, as pernas do piloto encaixam-se melhor e a altura do assento de 815 mm garante um melhor controle para o piloto.
Motor diferenciado
O motociclista também vai poder controlar com mais precisão as respostas desse V4 de exatos 1.273 cm³ de capacidade por meio de um acelerador eletrônico que, além de mais precisão, proporciona economia de combustível, segundo a Honda. Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque à disposição: no caso dessa VFR 1200F são mais de 13 kgfm a 8.750 rpm.
Se o torque elevado garante conforto ao piloto, o desempenho esportivo fica por conta dos 172 cv a 10.500 rpm produzidos pelo V4. Número realmente impressionante para uma sport-touring. Cumpre com o objetivo da nova VFR 1200F ser uma moto esportiva para viajar. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.
Para parar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto, a Honda dotou o modelo com freios de última geração.
Com previsão de chegada ao mercado europeu no início do próximo ano, a VFR 1200F não tem preço definido. Essa primeira versão que será comercializada ainda será equipada com câmbio manual. Segundo informações da empresa, outra versão equipada com o câmbio automático, com duas embreagens lançado recentemente, deve chegar ao mercado posteriormente.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião