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A nova geração do Honda Civic Si chega ao mercado brasileiro. Agora mais forte com o motor 1.5 turbo, de 208 cv e 26,5 kgfm de torque, gerenciado pelo câmbio manual de 6 marchas - é a primeira vez que o modelo usa um propulsor sobrealimentado. O Si anterior, com propulsor 2.4 aspirado, rendia 206 cv e 23,9 kgfm.

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E se você está interessado em ter um na garagem é melhor se apressar. Neste primeiro lote foram importadas 60 unidades do Canadá que já começam a chegar a algumas praças no país, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Para o Brasil o Si só vem na carroceria cupê de duas portas, baseado na 10.ª geração do sedã - na América do Norte também há a opção sedã.

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A versão topo de linha do Civic traz equipamentos exclusivos de design e estilo. O ponto alto é a traseira curta, marcada pelo enorme aerofólio que prolonga o formato bumerangue das lanternas.

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Há também uma barra em led horizontal que acompanha toda extensão da traseira, além do escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.

A Honda mexeu pouco na dianteira uma vez que o Civic normal já exibe uma aparência esportiva. Destaques para as largas tomadas de ar, grade frontal preta e os exclusivos faróis full led

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Por dentro, o Si também repete a aparência do sedã, com detalhes visuais e de equipamentos que valorizam a proposta esportiva do modelo.

A iluminação do painel e na central multimídia é vermelha, e não azul como no Civic comum, enquanto os pedais e manopla do câmbio são de alumínio. 

 

 

Bancos do tipo concha com costuras vermelhas e logotipos da versão repetem o Si anterior e agarram bem condutor e passageiro. A costura vermelha é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio.

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A novidade é a presença do ar digital de duas zonas e o freio de estacionamento elétrico.

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O acabamento e a forração são mais simples, tal qual no sedã, mas bem que poderiam ganhar um ar mais sofisticado pelo preço que o cupê cobra.

O sistema multimídia de 7” controla todas as funções do sistema de som (de 450W e 10 alto-falantes) e possui conexões para celular com tecnologia Apple CarPlay e Android Auto.

O Civic Si é o primeiro Si turbo e estabelece um novo patamar em termos de agilidade e de direção precisa.

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Issao Mizoguchi, presidente da Honda Automóveis do Brasil

 

Vigoroso todo o tempo

Debaixo do capô o novo motor 1.5 turbo com injeção direta emprestado na versão Touring do sedã, porém recalibrado para render mais. Ele salta dos 173 para 208 cv, e o torque sobe de 22,4 para 26,5 kgfm. O modelo vai de zero a 100 km/h em 7,2 segundos.

Durante a avaliação do carro no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), percebemos que a força do turbocompressor já aparece logo a 2.100 rpm e mantém o mesmo vigor até 5.000 giros. Bem mais cedo que o 2.4 aspirado do antecessor, que mostrava mais brutalidade a partir de 4.000 rpm.

A resposta mais rápida também é resultado dos engates mais curtos da transmissão de 6 velocidades - em 10% comparado ao Si anterior.

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Como o lote é reduzido, não será desta vez que veremos uma versão automática ou automatizada de dupla embreagem, opção que poderia ampliar a procura, afinal de contas nem todos os consumidores de esportivos são puristas. 

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Para suportar a maior cavalaria, o Si recebeu discos de freio dianteiros maiores (de 12,3 polegadas), suspensão mais rígida (30% na dianteira e 60% a mais na traseira), molas mais firmes e buchas sólidas na dianteira e traseira, quando comparado ao Touring.

Ele ganhou ainda braços de controle ultra rígidos na dianteira, vindos do irmão mais nervoso, o Type R

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O resultado é uma experiência de condução mais conectada, onde o motorista pode perceber com mais precisão todo o feedback do piso.

O modelo estreia também dois modos de condução, Normal e Sport, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção - os amortecedores são adaptativos. 

Quem olha o Si antigo e a nova geração perceberá um ligeira diminuição no tamanho. São 5 cm a menos no comprimento (4,50 m). Somado ao peso mais leve (1.310 kg contra 1.359 kg do antecessor), isso garante mais agilidade na tocada, especialmente em curvas.

Ao mesmo tempo que ganha maior estabilidade em velocidades mais altas com o aumento do entre-eixos de 2,62 m para 2,70 m, além de abrir espaço para as pernas de que vai no banco traseiro. O volume cresceu discretamente, passando de 330 litros para 337 l.

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Torcudo e sempre na mão

Não por acaso a Honda escolheu o sinuoso Velo Città, homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para competições, para explorar toda a capacidade do Civic Si

Rodamos com o giro sempre lá em cima, “puxado” por um WR-V modificado, com motor 1.5 - o mesmo da versão comum, porém com uma turbina que elevou a potência de 116 para 165 cv.

WR-V modificado ganhou um turbo no motor 1.5 para ‘puxar’ o comboio do novo Si pelo circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu.<br> 

Ao volante do crossover o piloto Vitor Meira, com larga experiência em disputas nacionais e internacionais.

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Tentamos acompanhar a tocada do Meira ao máximo, entrando forte nas curvas e buscando todo o fôlego do motor nas saídas e na curta reta da pista. Se não deu para andar grudado no carro madrinha, pelo menos serviu para sentir as respostas diretas da direção elétrica adaptativa, que se mantém bem comunicativa ao movimento feito pelo condutor.

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No modo Sport o comportamento do carro é mais arisco e aí que o test drive fica mais divertido. A resposta de aceleração fica mais direta, além de a direção reduzir o nível de assistência, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.

O ótimo equilíbrio da suspensão com acerto esportivo e amortecedores adaptativos, aliado ao diferencial com deslizamento limitado, passa a confiança necessária para vencer as curvas de baixa e de alta sem sustos.

 
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A dinâmica também está mais apurada no novo Si. A inclinação da carroceria nas curvas e no slalom é quase imperceptível. As rodas aro 18" com largos pneus 235/40 ajudam na boa aderência no circuito.

Nas subidas, a terceira e quarta marchas deram conta do recado, fazendo-se valer da atuação constante do turbo, que deixava o motor sempre cheio. Ou seja, a turbina corrigiu a força que faltava em baixa rotação no antecessor.

Fez falta apenas o ronco mais grave do turbocompressor, que quase não se ouvia diante som mais nervoso saído do escape do WR-V

O Si tem como rival direto o Golf GTi, que é equipado com motor 2.0 turbo TSI, de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, e câmbio automatizado de 6 marchas e dupla embreagem. O preço do hatch médio esportivo é de R$ 134.870.