A Honda não se contentou em lançar um dos maiores fenômenos de vendas dos últimos anos, o HR-V, e já prepara um novo SUV para dominar de vez o segmento. A marca apresentará no Salão de São Paulo, em novembro, o WR-V, utilitário compacto, menor e mais barato que o HR-V, desenvolvido para o mercado brasileiro a partir da plataforma e do conjunto mecânico do Fit.
A novidade se posicionará entre o monovolume e o SUV maior. Ou seja, buscará atrair o consumidor que não alcança os R$ 79,9 mil pedidos pela versão mais em conta do HR-V de entrada, porém pode empenhar um pouco mais que os R$ 57,7 mil cobrados pelo Fit de entrada. O que significa que o WR-V trará configurações entre R$ 65 mil e R$ 85 mil.
As vendas só começarão no primeiro semestre de 2017, mas antes disso o modelo será o destaque no estande da Honda na feira paulista. Os nomes das versões seguirão o padrão adotado pela marca: DX, LX, EX e EXL.
A foto que ilustra a matéria é apenas uma projeção, mas visualmente o WR-V trará algumas diferenças em relação ao Fit. Afinal a ideia é passar mais robustez, além de um porte maior para fazer valer o status de utilitário, apesar de as linhas da imagem acima mostrarem que ele está mais para um crossover.
A trinca da Honda
Confira como ficaria a linha de SUV’s da marca japonesa, com preços e propostas diferentes:
Honda WR-V | |
1.5 manual (básico) | R$ 65 mil (estimativa) |
1.5 CVT (topo) | R$ 85 mil (estimativa) |
Honda HR-V |
1.8 LX manual (básico) | R$ 79,9 mil |
1.8 EXL CVT (topo) | R$ 99,2 mil |
Honda CR-V |
2.0 EXL automática | R$ 148 mil |
A frente será mais elevada em relação à minivan, com ajustes na altura e na suspensão do carro. Rodas de 17 polegadas substituirão as de 15 e 16 usadas no Fit.
As molduras de plástico preto nas caixas de roda reforçam o jeitão fora de estrada, no entanto somente para valorizar o visual aventureiro, sem pretensões para tanto.
Para-choques dianteiro e traseiros terão apliques simulando extrator de ar.
Os faróis seguirão os mesmos traços afilados do irmão menor, assim como o desenho da lanterna, porém invadem a tampa do porta-malas e não temo prolongamento até o teto. Este terá um caimento mais fluido que lembra a de uma perua. Barras longitudinais e o aerofólio mais pronunciado completam o pacote.
Por dentro, a mudança deverá ser mais acentuada, com um painel exibindo elementos exclusivos, mesmo que a inspiração ainda venha do Fit. Como no monovolume, o WR-V terá no espaço interno um dos seus principais atributos.
A novidade manterá o conjunto mecânico acertado do Fit: motor 1.5, de 116 cv e 15,3 kgfm, associado à caixa automática CVT - também deverá vir com opção manual de cinco marchas.
Assim, não será dessa vez que a Honda promoverá a estreia no Brasil do propulsor 1.0 turbo, algo que deve ocorrer no segundo semestre de 2017, justamente por meio do WR-V.
O novo ‘suvinho’ da Honda chegaria para brigar com Ford EcoSport, que ganhará uma reestilização em breve, Renault Duster e Nissan Kicks, além do Hyundai ix25, que será mostrado também no Salão de São Paulo.
A intenção da Honda em investir em mais uma opção de SUV vem ao encontro de um estudo da consultoria PwC Brasil, que prevê que tal carroceria responderá por 16% de tudo o que será produzido no Brasil até o fim de 2018.
Além disso, um levantamento da J.D. Power do Brasil revela que somente um quarto dos compradores de utilitários continuam na marca do modelo anterior na hora da troca. Com o WR-V, a Honda fecharia uma trinca, ao lado de HR-V e CR-V, capaz de manter a fidelização do cliente.
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