Se a Toyota lançou o Yaris Sedan no Brasil disposta a incomodar o Honda City, a rival japonesa pode contratar com uma novidade para brigar com o Etios Sedan. É que indica a decisão da Honda em registrar patentes no Brasil da segunda geração do sedã compacto Amaze no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O três volumes, derivado do hatch Brio - que um dia foi cogitado para o Brasil -, é menor que o City e se posicionaria no segmento dominado hoje pelo Chevrolet Prisma. A Honda fez registro do painel, farol, lanterna, grade dianteira e para-choques, além do desenho completo do veículo (traseira e dianteira) mostrando que está disposta a investir no Amaze no mercado brasileiro.
>> Toyota lança o Yaris para peitar Polo, Virtus, Argo e Cronos; veja preços
A geração atualizada do carro em maio deste ano é feita sobre uma plataforma inédita, desenvolvida para mercados emergentes, como o da Índia, onde o novo sedã já é comercializado. Por lá, ele vem equipado com motores 1.2 a gasolina, de 90 cv, e 1.5 diesel, de 80 cv, associados a um câmbio manual ou automático CVT. Por aqui usaria o 1.5 flex, do Fit, City e WR-V, que pertence a mesma família de propulsores da versão indiana.
>> GM anuncia 30 novos carros para o Brasil até 2022; confira alguns deles
O Amaze possui 4 metros de comprimento, 2,47 m de entre-eixos e pode levar 420 litros de bagagem no porta-malas. Medidas que o aproximam do Fit. Porém, é menor do que os possíveis concorrentes de segmento, como Prisma e Hyundai HB20, ambos com 4,25 m de comprimento.
Vale ressaltar que o registro de patente não assegura que o modelo vá ser mesmo vendido no Brasil, mas é um bom indício.
>> Fiat Mobi baixa de preço para esquentar briga com Renault Kwid
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast