A quarta geração do Honda Fit, enfim, é revelada após flagras e aparecer por inteiro na revista oficial do Salão de Tóquio, que abre as portas para o público nesta quinta-feira (24).
A novidade é um dos destaques nos dois dias de imprensa que precedem o evento. E apesar de o modelo mudar bastante o visual em relação ao antecessor, ao olhar as imagens temos a sensação de déjà vu. Sim, a associação à primeira geração do carro é quase imediata.
A Honda não admite, mas percebe-se, principalmente, nos faróis maiores a inspiração na origem do Fit. A silhueta marcante do antigo monovolume - hoje é considerado um hatch - também foi resgatada.
A verdade é que o modelo está com um desenho mais limpo que o anterior, com menos vincos e elementos marcantes espalhados pela carroceria.
Até as lanternas verticais que chamavam a atenção na traseira deram lugar a um recorte horizontal, invadindo o porta-malas.
O interior também é completamente novo e bem equipado. O conteúdo traz painel digital; novo sistema multimídia, posicionado na porção central no painel; ar-condicionado digital; carregador de celular sem fio (por indução); e freio de estacionamento eletrônico.
O novo Fit subiu alguns degraus no quesito segurança ao incorporar o pacote Honda Sensing, formado, entre outros, por alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência, além de uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, na grade frontal. O conjunto possibilita detectar objetos e minimizar os riscos de acidentes.
Apesar da revelação em Tóquio, a montadora não apresentou muitos detalhes técnicos sobre o modelo.
Disse que a cabine está mais espaçosa, sem informar as dimensões, e que foi aplicado uma solução nos bancos dianteiros para aprimorar ergonomia e conforto, acomodando melhor o corpo e evitando o cansaço em viagens longas.
Já os assentos traseiros estão maiores e mantêm o sistema modular de ajustes com diversas combinações para melhor aproveitamento do espaço interno e do porta-malas. O sistema muito funcional é a marca registrada do Fit.
Da motorização, pouco se falou. Sabe-se que as versões híbridas passam a ser os primeiros carros da Honda com dois motores elétricos combinados a um propulsor a combustão, no caso o conhecido 1.5.
Previsão de estreia no Brasil
A nova geração do Fit estreia em fevereiro de 2020 no mercado asiático, em cinco configurações chamadas Basic, Home, Ness, Crosstar e Luxe. Logo depois chega à Europa, onde é chamado de Jazz.
No Brasil, deve aparecer no segundo semestre. É possível que seja a estrela da Honda no Salão de São Paulo, com o início das vendas para o primeiro trimestre de 2021.
E aí com outra novidade: uma variante híbrida, que já compõe o portfólio do carro no Japão. A marca já havia anunciado que lançará no mercado brasileiro três veículos híbridos até 2023.
COMO É A ATUAL GERAÇÃO DO FIT
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião