A Honda revelou o carro que poderá ser o futuro concorrente para Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20. Trata-se da segunda geração do Brio, um subcompacto vendido em mercados emergentes, como Índia e Indonésia. A marca japonesa já ventilou a possibilidade de apostar no segmento de entrada no Brasil e o Brio é uma opção interessante - atualmente o modelo mais acessível da Honda por aqui é o Fit, que parte de R$ 59 mil.
>> Ford prepara picape ‘anti-Toro’ e deve resgatar o nome Courier
Apresentado no Salão da Indonésia, a novidade num primeiro olhar chama a atenção pela semelhança com o próprio Fit na dianteira e com o Onix e o Ka, na traseira. A fabricante quer fazer dele um carro global - daí as chances de ser lançado por aqui -, por isso fez o Brio crescer de tamanho em relação à geração anterior.
São 3,64 metros de comprimento e 1,68 m de largura, números inferiores a Onix (3,93 m e 1,70 m), Ka (3,89 m e 1,69 m) e HB20 (3,92 m e 1,68 m) e mais próximos de Renault Kwid (3,68 m e 1,57 m) e Fiat Mobi (3,57 m e 1,63 m). Mas por se tratar de uma opção de primeiro carro para muitos consumidores, teria potencial para brigar com os modelos mais vendidos no país.
A frente traz faróis finos e integrados à grade por uma barra cromada em em 'V', enquanto as entradas de ar do para-choques são idênticas às do Fit. Atrás, o ar de Onix está no formato das lanternas e no vidro inclinado, com base arredondada.
>> Flagra! VW T-Cross aparece sem disfarce próximo da estreia
Por dentro o modelo é uma versão menor do Fit, porém com acabamento menos sofisticado. O volante de três raios e a central multimídia estão disponíveis apenas na versão topo de linha, enquanto que a configuração de entrada oferece um rádio simples.
Há ainda a versão RS com acessórios com apelo esportivo, como roda de liga leve diamantada, aerofólio traseiro, teto e grade frontal pintados em preto, saia lateral e uma peça que simula um extrator de ar traseiro.
>> Toyota já tem o seu SUV compacto para o Brasil! E será baseado no Yaris
Motores
Os motores no mercado asiático são o 1.2, com 90 cv, e 1.3, de 100 cv, ambos com três cilindros, gerenciados por uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática do tipo CVT. A Honda informou que fez modificações importantes para melhorar a dirigibilidade do carro, tornado-o mais confortável ao rodar. Será que já de olho nas ruas e estradas mais irregulares do Brasil? É aguardar para ver se os rumores de que o Brio chegaria ao mercado da América Latina se concretizam. Lá fora, as vendas começam em 2019.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast