Antes do lançamento do Renault Kwid no mercado nacional muito se falou da segurança oferecida pelo subcompacto. O desempenho ruim no crash test da Global NCap, quando chegou a zerar na nota, levantou suspeita sobre a confiança do carro.
A marca no Brasil tratou de sair em defesa do modelo, explicando que houve um reforço na estrutura e adição de equipamentos de segurança em relação ao modelo indiano.
Com isso, criou-se a expectativa de como o Kwid se sairia no teste de colisão do Latin NCap. E o resultado saiu nesta quinta-feira (16).
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O Renault foi avaliado com três estrelas (num total de cinco) na proteção a adultos e crianças. O desempenho foi considerado bom pela entidade, considerando que o veículo é um dos mais acessíveis do mercado.
Em seu relatório, o Latin NCap elogiou o “bom trabalho feito pela Renault para região da América Latina”, numa clara comparação com o frágil Kwid vendido na Índia.
A avaliação do subcompacto foi melhor que a de outros dois modelos “de entrada” feita em 2017, o Chevrolet Onix e Ford Ka, que zeraram na proteção para adultos e receberam três estrelas para crianças. O Fiat Mobi, seu concorrente direto, recebeu 1 e 2 estrelas, respectivamente.
A proteção frontal foi considerada adequada, enquanto a lateral teve uma nota ‘marginal’ (apenas regular) - devido à penetração do carrinho (aparelho que simula um veículo em colisão) na estrutura do Kwid.
Já a proteção do peito teve classificação ‘fraca’ para adulto, mesmo assim alcançou três estrelas.
A segurança para crianças foi considerada satisfatória nos testes de impacto frontal e lateral, especialmente pela presença de ancoragens Isofix e top tether (é um dispositivo antirrotação para as cadeiras Isofix).
Porém, o Kwid foi criticado por não trazer o interruptor que desativa o airbag frontal do passageiro. Isso impossibilita a instalação de um Sistema de Retenção Infantil (SRI) no banco da frente, caso seja necessário. O carro também não vem com cintos de três pontos em todas as posições.
Apesar de ser o único do segmento de entrada a trazer airbags laterais de série, o Kwid foi criticado quanto a atuação das bolsas extras. Segundo o Latin NCap, “a proteção não foi tão boa quanto o previsto e esperávamos um desempenho melhor da estrutura”, diz o documento da entidade.
Testes mais rigorosos
O programa do Latin NCap passou a contar em 2015 com critérios mais rigorosos de avaliação para a obtenção da nota máxima, que passou a ter valores mais altos no quesito proteção de adulto.
A mudança no protocolo fez alguns modelos caírem no ranking de segurança, perdendo estrelas conquistadas com o protocolo antigo. Nesta lista estão Chevrolet Onix, Ford Ka, Fiat Palio, Peugeot 208, Nissan March e Versa.
Por outro lado, outras modelos foram testados em 2017 e receberam melhores notas. VW Golf, Toyota Corolla e VW Polo ganharam 5 estrelas, enquanto o Renault Captur levou 4 estrelas.
Além do impacto frontal e lateral, os carros também são submetidos à colisão contra poste (29 km/h) e é testada a eficiência dos controles eletrônico de estabilidade e de tração, quando o modelo vem equipado com o dispositivo.
O impacto lateral acontece por meio de uma barreira deformável montada em um carro de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.
O programa leva em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.
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