O segmento mais palpitante do mercado brasileiro começou 2018 com reviravoltas na liderança. Após o Honda HR-V faturar janeiro e fevereiro e o Nissan Kicks levar a melhor em março, agora é a vez do Jeep Renegade aparecer no posto mais alto entre os SUVs compactos no mês de abril.
Os números de Renavan (veículos emplacados) mostram o Renegade com 4.462 unidades vendidas, contra 3.785 do Hyundai Creta.
>> Vendas em baixa! Os carros mais injustiçados no Brasil
Na sequência aparecia Nissan Kicks (3.701) completando o pódio dos três mais vendidos da categoria. O Honda HR-V teve uma queda acentuada, somando 3.523 emplacamentos, no quarto lugar.
No acumulado do ano, o HR-V ainda é o líder na categoria compactos, mas já começa a ser ameaçado pelo Kicks. Até o dia 27, a vantagem do Honda era de apenas 337 unidades. Se mantiver este ritmo, ele pode ser ultrapassado pelo Nissan já em maio.
>> Vídeo: motorista se irrita com multa e joga tinta em agente de trânsito
Briga particular
No pelotão intermediário, a sensação de 2018 é a briga entre o Ford EcoSport e o Chevrolet Tracker, que vem apresentando um bom desempenho em vendas depois de 2017 em que brigou para não segurar a lanterna da categoria.
Em abril, o EcoSport somou 2.932 licenciamentos, contra 2.562 unidades do Tracker. Assim, o Ford ocupa o quinto posto do segmento e o Chevrolet, o sexto.
Na sequência, uma briga caseira entre Captur (1.685) e Duster (1.633), da Renault. O Honda WR-V (1.185) e o Peugeot 2008 (761) fecham o ranking, com 1.131 e 738 exemplares negociados, respectivamente.
No segmento geral de SUVs, o liderança ainda se mantém mês a mês nas mãos do Jeep Compass, que teve 4.607 emplacamentos em abril.
>> Cegonheira ‘cria’ o primeiro Velar conversível, antes mesmo da Land Rover
Disputa ficará mais acirrada
Se a disputa já está para-choque a para-choque, a partir de 2019 ficará mais acirrada com as chegadas de novos concorrentes. A Volkswagen lançará o T-Cross, que usará a mesma plataforma do novo Polo, além de modelo médio, este previsto para 2020.
A Chevrolet também prepara um novo modelo, sucessor do Tracker, que será produzido no Brasil. Já a Toyota planeja um utilitário compacto nacional, baseado nos modelos da sua marca de baixo custo Daihatsu.
A expectativa é que a Fiat também entre nesta briga. A marca estudava criar um SUV da picape Toro, mas os planos podem mudar e a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) decidir concentrar os esforços para os produtos da Jeep.
SUVs/ crossovers compactos | Em abril (unidades) |
1.º Jeep Renegade | 4.462 |
2.º Nissan Kicks | 3.701 |
3.º Hyundai Creta | 3.785 |
4.º Honda HR-V | 3.523 |
5.º Ford EcoSport | 2.932 |
6.º GM Tracker | 2.562 |
7.º Renault Captur | 1.685 |
8.º Renault Duster | 1.633 |
9.º Honda WR-V | 1.185 |
10.º Peugeot 2008 | 761 |
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast