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O ix35, que agora será nacional, é na realidade a segunda geração do Tucson | Divulgação/Hyundai
O ix35, que agora será nacional, é na realidade a segunda geração do Tucson| Foto: Divulgação/Hyundai

Marca e Caoa podem se separar

O grupo Caoa e a coreana Hyun­­dai podem se separar. A indenização ao grupo brasileiro poderia chegar ao valor de R$ 16 bi­­lhões, segundo estimativas. As informações são do jornal Brasil Econômico.

O grupo já tem uma fábrica da marca no país. Recentemente a Hyundai anunciou a construção de uma fábrica em Piracicaba, sem a parceria do grupo. Atual­­mente, 91 das 201 concessionárias da Hyundai no país pertencem ao grupo. No último ano, a Hyundai conquistou 42 novas lojas – e mais uma nesse ano. O grupo já passou por esse tipo de mudança quando importava carros da francesa Renault e ela decidiu comandar seus negócios no país por conta própria, em 1995.

O valor da indenização seria equivalente a duas vezes o faturamento da Hyundai no Brasil em 2011. No quarto trimestre, o lucro líquido daa Hyundai Motor registrou alta de 38%. A quinta maior montadora de carros do mundo, junto com a afiliada Kia Motors, teve lucro líquido de 2 trilhões de wons (1,8 bilhão de dólares) para o período de outubro a dezembro.

  • Genesis utiliza um motor 3.8 V6 com 290 cavalos
  • O sedã de luxo Equus irá brigar com modelos da BMW, Audi e Meredes-Benz

A Hyundai anuncia que irá passar a produzir o utilitário esportivo ix35 no Brasil. O modelo não sairá da nova fábrica que a montadora sul-coreana finaliza em Piracicaba (SP) e sim da unidade onde a Caoa monta o Tucson e o caminhão HR em Aná­­polis (GO).

Para comportar o ix35, a unidade goiana vai receber um investimento de US$ 600 milhões. A CAOA, entretanto, não informou quando o novo modelo começa a sair das linhas de montagem e fez questão de salientar que a fábrica de Piracicaba – de onde vai sair o novo compacto da marca –tem participação so­­mente da matriz da Hyundai.

O ix35 é na realidade a segunda geração do Tucson. Lançado mundialmente em 2009, chegou ao Brasil no ano seguinte e passou a conviver com o modelo antigo. O utilitário possui motor 2.0 16V a gasolina e é capaz de render até 168 cavalos. O câmbio é automático de seis velocidades e possui de série ABS, airbag frontal, lateral e de cortina, dentre outros equipamentos. A versão com tração dianteira custa aproximadamente R$ 88 mil; já a tração integral, R$ 99 mil. Em 2011, o utilitário teve 13.620 unidades comercializadas no Brasil, média mensal de 1.135 unidades.

Outros modelos

A Hyundai também confirmou o início das vendas no Brasil dos sedãs de luxo Genesis e Equus. O Genesis tem motor 3.8 V6 24V gasolina, com 290 cv. O câmbio é automático de oito marchas. O modelo é oferecido nas cores preto, branco e prata e custa a partir de R$ 220 mil. Entre os itens de série há faróis de neblina, câmera dianteira, banco de couro, cabo para ipod, sensor de distância traseiro, teto solar, air bag lateral, botão de partida sem chave, volante revestido em madeira, faróis de xenon, retrovisor com câmera integrada, sensor de chuva, assentos ventilados, piloto automático, painel de LCD entre outros.

O Equus tem propulsor 4.6 V8 gasolina com 366 cv. O câmbio é automático de oito marchas.O modelo nas cores preto, branco e prata está com o preço sugerido de R$ 320 mil. O sedã tem como principais itens suspensão pneumática, guarnição superior em couro, retrovisor com câmera integrada, assentos e bancos vermelhos, assentos ventilados, encostos de cabeça traseiros elétricos, pedais ajustáveis, teto solar, piloto automático, assentos traseiros ventilados, cortinas laterais elétricas e acabamento de pintura especial. Como curiosidade, o sedã não traz o conhecido logo da fa­­bricante sul-coreana na grade e seus concorrentes neste segmento são o BMW Série 5, Jaguar XF, Audi A6 e Mer­­cedes-Benz Classe E.

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