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Santa Fé | Divulgação/Hyundai
Santa Fé| Foto: Divulgação/Hyundai
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A Hyundai comunicou na quarta-feira (1º) o recall de 24.049 veículos dos modelos Santa Fe, Veracruz e Tucson devido a problemas no interruptor de luzes de freio. De acordo com a montadora, foi constatado mau contato nos terminais internos do material, o que pode levar ao não acionamento das luzes de freio, interferência no desarme do piloto automático e não acionamento do controle adicional de estabilidade, entre outros problemas de funcionamento.

Os proprietários desses veículos podem procurar uma concessionária da marca a partir de 20 de maio para substituição do interruptor de luzes do freio. O recall é válido para os modelos Santa Fe 3.5 V6 produzidos de 1/4/2010 a 30/6/2011, do Veracruz 3.8 V6 de 1/2/2008 a 30/11/2008 e do Tucson 2.0/2.7 V6 de 1/3/2008 a 31/8/2008.

O recall envolve os seguintes veículos com a seguinte numeração de chassis: Santa Fé (KMHSH81GDBU603061 a KMHSH81GDCU791194), Veracruz (KMHNU81CP9U087946 a KMHNU81CP9U090057) e Tucson (KMHJM81BP8U889383 a KMHJN81DP9U994356 ).

A Caoa, que representa a montadora Hyundai no País, disponibilizou o telefone 0800 55 95 45 e o site www.hyundai-motor.com.br para mais informações.

Falha também afeta câmbio e piloto automáticos, diz Procon

O recall da Hyundai vai reparar uma falha no interruptor das luzes de freio que pode causar diversos problemas adicionais aos condutores, informou o Procon-SP.

No final de abril, a Hyundai já havia informado proprietários sobre a abertura do recall, que também afetou veículos da montadora Kia. Hoje, porém, o Procon-SP deu mais informações sobre a falha.

Segundo a entidade de proteção ao consumidor, as luzes de freio dos veículos que apresentarem o defeito podem não acender quando o pedal for pressionado devido a um problema de mau contato nos terminais internos do interruptor. A falha pode impedir que condutores saibam que o veículo à frente está frenando, causando risco de colisão.

O problema também pode fazer com que o piloto automático, se acionado, não seja desativado quando o condutor do veículo frenar, o que pode retardar a redução da velocidade do automóvel e causar acidentes. A função do controle adicional de estabilidade também pode ser afetada, o que reduziria a ajuda eletrônica para controle do automóvel em situações limite de estabilidade.

Os veículos podem ainda não dar a partida do motor por meio da tecla "start" (para partida sem chave) e não liberar a alavanca de mudança de marchas da posição "P" (de estacionado) se o carro for equipado com transmissão automática.

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