![Hyundai Creta ganhará novo visual inspirado em picapes-conceito O conceito Creta STC foi apresentado pela primeira vez no Salão de São Paulo 2016. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/08145952/hyundai-creta-stc-conceito-picape-2_Renyere-Trovao-960x540.jpg)
Com apenas três anos de mercado brasileiro o Hyundai Creta já virou um dos utilitários esportivos preferidos do consumidor, a ponto de fechar 2018 como o mais vendido na categoria de SUV compacto.
Mas o modelo não conseguiu segurar a posição ao fim do primeiro trimestre deste ano. O SUV aparece atrás de Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V em emplacamentos.
Para manter a competitividade e não deixar os rivais se distanciarem, o Creta ganhará uma atualização no segundo semestre, de acordo com a informação do site Jornal do Carro - consultada pela Gazeta do Povo, a Hyundai Motors do Brasil diz que não comenta sobre futuros modelos.
![Picape Creta STC emprestará elementos para o novo SUV Creta. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo Picape Creta STC emprestará elementos para o novo SUV Creta. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/08150113/hyundai-creta-stc-conceito-picape-1_Renyere-Trovao.jpg)
Não se trata da segunda geração, prevista para surgir entre 2020 e 2021, mas de uma reestilização que adotará elementos de estilo das picapes conceituais Santa Cruz e Creta STC, apresentadas nos salões de Detroit (2015) e São Paulo (2016), respectivamente.
>> Ford Maverick voltará e na pele de um SUV
As mudanças devem se concentrar no visual e alguns novos equipamentos de série. A motorização continuará a ser a 1.6, de 128 cv, e a 2.0, de até 166 cv, administradas pelos câmbios automáticos manual e automático de seis velocidades.
O novo Creta trará uma nova dianteira, com a grade maior e faróis mais finos, seguindo a alteração já feita na nova geração da Santa Fe, com traços da Santa Cruz. Atrás, as lanternas também receberão um retoque. No caso do SUV compacto, o desenho se aproximaria do Creta STC.
![Picape-conceito Santa Cruz. Foto: Hyundai/ Divulgação Picape-conceito Santa Cruz. Foto: Hyundai/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/08150201/Hyundai-Santa-cruz-picape-conceito.jpg)
![Nova geração do Santa Fe. Foto: Hyundai/ Gazeta do Povo Nova geração do Santa Fe. Foto: Hyundai/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/08150245/Hyundai-Santa-Fe-suv-geracao.jpg)
O utilitário ganhará ainda um refinamento na cabine, com mudanças no acabamento e no desenho do painel, além de um multimídia mais moderno. Há também a possibilidade dele passar a vir com teto solar nas opções mais completas.
>> Ford Escape surge como o futuro anti-Compass no Brasil
Versão esportiva no radar
Ainda segundo o Jornal do Carro, a Hyundai estuda estrear a linha 'N' no Brasil, com apelo esportivo, como rodas maiores e saias laterais, e até motorização turbo. A marca já estaria realizando uma pesquisa com consumidores brasileiros para medir essa aceitação.
Uma outra opção seria replicar a fórmula já adotada no Creta Sport, que mantém o mesmo motor 2.0 flex, de 166 cv e 20,5 kgfm, porém com apliques mais arrojados, como detalhes pretos no para-choque e no contorno da grade, faróis com projetor, protetores de para-choque dianteiro e traseiro e luz diurna em led com elementos internos em preto.
![Foto: Hyundai/ Divulgação Foto: Hyundai/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/08150610/hyundai-creta-sport-suv-esportivo.jpg)
>> Carros ‘populares’ até R$ 50 mil, prós e contras
No Europa, o primeiro modelo da nova divisão esportiva da Hyundai é o i30N. Apresentado em 2017, o hatch mais nervoso tem motor 2.0 turbo, de 275 cv e 36,0 kgfm de torque, tração nas quatro rodas e transmissão mecânica de seis marchas.
Mas esqueça o i30N circulando pelo Brasil. Além do segmento de hatches médios estar agonizando no país - o próprio i30 'normal' já foi embora do nosso mercado -, o preço dele vindo importando seria muito elevado.
![Hyundai i30N. Foto: Hyundai/ Divulgação Hyundai i30N. Foto: Hyundai/ Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/04/08150827/Hyundai-i30-n-linha-hatch-esportivo1.jpg)
>> VW T-Cross mostra que SUV compacto pode usar motor 1.0 turbo
SIGA O AUTO DA GAZETA DO POVO
-
Pesquisa refuta tese de que “profissionalização” do PCC reduziu homicídios
-
Quem são os cotados para substituir Biden na disputa à Casa Branca pelo Partido Democrata
-
As pequenas, médias e grandes cidades com a menor taxa de homicídios do Brasil
-
OAB nega omissão no caso Filipe Martins e defende que casos do 8/1 saiam do STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião