Com apenas três anos de mercado brasileiro o Hyundai Creta já virou um dos utilitários esportivos preferidos do consumidor, a ponto de fechar 2018 como o mais vendido na categoria de SUV compacto.
Mas o modelo não conseguiu segurar a posição ao fim do primeiro trimestre deste ano. O SUV aparece atrás de Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V em emplacamentos.
Para manter a competitividade e não deixar os rivais se distanciarem, o Creta ganhará uma atualização no segundo semestre, de acordo com a informação do site Jornal do Carro - consultada pela Gazeta do Povo, a Hyundai Motors do Brasil diz que não comenta sobre futuros modelos.
Não se trata da segunda geração, prevista para surgir entre 2020 e 2021, mas de uma reestilização que adotará elementos de estilo das picapes conceituais Santa Cruz e Creta STC, apresentadas nos salões de Detroit (2015) e São Paulo (2016), respectivamente.
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As mudanças devem se concentrar no visual e alguns novos equipamentos de série. A motorização continuará a ser a 1.6, de 128 cv, e a 2.0, de até 166 cv, administradas pelos câmbios automáticos manual e automático de seis velocidades.
O novo Creta trará uma nova dianteira, com a grade maior e faróis mais finos, seguindo a alteração já feita na nova geração da Santa Fe, com traços da Santa Cruz. Atrás, as lanternas também receberão um retoque. No caso do SUV compacto, o desenho se aproximaria do Creta STC.
O utilitário ganhará ainda um refinamento na cabine, com mudanças no acabamento e no desenho do painel, além de um multimídia mais moderno. Há também a possibilidade dele passar a vir com teto solar nas opções mais completas.
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Versão esportiva no radar
Ainda segundo o Jornal do Carro, a Hyundai estuda estrear a linha 'N' no Brasil, com apelo esportivo, como rodas maiores e saias laterais, e até motorização turbo. A marca já estaria realizando uma pesquisa com consumidores brasileiros para medir essa aceitação.
Uma outra opção seria replicar a fórmula já adotada no Creta Sport, que mantém o mesmo motor 2.0 flex, de 166 cv e 20,5 kgfm, porém com apliques mais arrojados, como detalhes pretos no para-choque e no contorno da grade, faróis com projetor, protetores de para-choque dianteiro e traseiro e luz diurna em led com elementos internos em preto.
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No Europa, o primeiro modelo da nova divisão esportiva da Hyundai é o i30N. Apresentado em 2017, o hatch mais nervoso tem motor 2.0 turbo, de 275 cv e 36,0 kgfm de torque, tração nas quatro rodas e transmissão mecânica de seis marchas.
Mas esqueça o i30N circulando pelo Brasil. Além do segmento de hatches médios estar agonizando no país - o próprio i30 'normal' já foi embora do nosso mercado -, o preço dele vindo importando seria muito elevado.
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