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O único segmento da indústria automobilística que está vendendo mais do que no ano passado, o de utilitários esportivos (SUVs), ganhará um novo concorrente nacional. A Hyundai anunciou que vai produzir o Creta em Piracicaba (SP), na mesma linha da família HB20.

O novo SUV de pequeno porte vai disputar mercado com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport e Nissan Kicks. Juntos, esses veículos respondem por metade das vendas de utilitários no país, que até agosto somam 195,7 mil unidades, quase 3% acima dos volumes de 2015.

Os dois segmentos que dominam o mercado nacional, o de hatch pequenos, com 282,9 mil unidades neste ano, e de entrada (antes chamados de populares), com 234,3 mil unidades registram quedas respectivas até agosto de 14% e de 33% em relação ao ano passado.

O mercado total de automóveis e comerciais leves registra recuo de 22,8% no período, com 1,305 milhão de unidades.

“O mercado de SUVs é promissor e está em expansão”, justifica o gerente de relações públicas da Hyundai, Maurício Jordão. Ele não revela, ainda, o investimento no projeto e diz que, por enquanto, não há previsões de ampliação do número de funcionários. Hoje, o grupo emprega 2,7 mil funcionários.

O Creta começará a ser vendido em 2017, mas será exposto ao público em novembro, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

O modelo já é produzido na China (onde é chamado de ix25), na Índia e na Rússia. A versão brasileira, segundo a empresa, terá visual e equipamentos exclusivos.

Fábrica

A fábrica da coreana Hyundai em São Paulo foi inaugurada em 2012, com investimentos de US$ 700 milhões e produz a família HB20 em quatro versões. É a única montadora no país que opera em três turnos de trabalho.

Com capacidade anual para 180 mil veículos, a Hyundai deve produzir este ano 165 mil unidades, mesmo volume do ano passado.

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De janeiro a agosto a marca vendeu 106,5 mil unidades do HB20, volume igual ao do mesmo período de 2015. A versão hatch está em segundo lugar entre os automóveis mais vendidos no Brasil (75,8 mil unidades no ano), atrás do Chevrolet Onix (92,5 mil).

Somando veículos importados, a Hyundai é a quarta maior montadora do país, com 129 mil unidades vendidas, volume 5% inferior ao de igual intervalo do ano passado.

Estão à frente a General Motors, com 217,8 mil veículos (redução de 16,8% em relação a 2015), Fiat, com 202 mil unidades, e Volkswagen, com 166,9 mil - ambas com queda de 35% se comparado aos números de janeiro a agosto de 2015.

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A Hyundai é uma subsidiária do grupo coreano Hyundai Motors. Já a Hyundai-Caoa pertence ao empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade e produz em Anápolis (GO) caminhões e os utilitários Tucson e ix35 sob licença da marca com sede na Coreia do Sul.

O grupo brasileiro também é importador exclusivo de veículos da Hyundai e detém o maior número de concessionárias da marca.

SUV abandona nome ix25 em solo nacional e chega com visual exclusivo

A Hyundai do Brasil divulgou duas imagens do Creta ao anunciar a produção nacional. Elas estão escurecidas e realçam apenas o conjunto de iluminação do SUV, mas é possível notar uma sutil diferença em relação ao modelo vendido em outros mercados, como na grade dianteira e no formato dos faróis de neblina.

No material de divulgação a marca admite que o SUV brasileiro terá um design ‘diferenciado e exclusivo’, além de equipamentos inéditos não usados lá fora. Sabe-se ainda que ele começa a ser vendido em 2017.

A escolha pelo nome Creta é outra novidade anunciada pela Hyundai, uma vez que a expectativa era que mantivesse a denominação ix25, já usada em outros países, para pegar carona no ix35, utilitário de porte maior que desfruta de um relativo sucesso dentro do segmento dos SUVs médio-compactos.

A montadora explica que o nome do carro é inspirado na maior ilha da Grécia, situada no Mar Mediterrâneo, e segue a linha de outros SUVs da marca ao referenciar localidades específicas, como Santa Fe, Grand Santa Fe e New Tucson.

Outra surpresa está na escolha da plataforma. Apesar de compartilhar a mesma linha de montagem do HB20 em Piracicaba, o utilitário terá uma base diferente, emprestando a estrutura do sedã Elantra - o HB20 é montado sobre a base mundial do i20. O conjunto mecânico (motor e câmbio) também serão diferentes entre os dois modelos.

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