![O SAGA EV é um conceito que antecipa a linha dos futuros modelos da Hyundai no Brasil. | Renyere Trovão / Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/11/1549c26eb43e263cc117b60aeff3ecfe-gpMedium.jpg)
O espaço da Hyundai no Salão de São Paulo, que termina neste domingo (18), é um dos mais repletos de novidades. Tem os novos Azera, Elantra e Santa Fe, além de um projeto luxuoso do Creta, chamado de Diamond, o híbrido Sonata e o elétrico Ioniq (leia mais abaixo).
Mas quem rouba a cena é o abre-alas do estande: o conceito SAGA EV. Trata-se de um crossover compacto e com motorização elétrica, desenvolvido para dar vida à nova identidade da marca que estampará os futuros modelos feitos no Brasil.
>> Chevrolet Monza está de volta e com motor turbo
![alt](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/11/85b72d93998e8f0f7d5a23ec0fc0e485-gpMedium.jpg)
Entre essas novidade podem estar um utilitário menor que o Creta e, principalmente, a atualização do HB20, modelo mais vendido da Hyundai no Brasil e que começa a ser superado pelo Ford nas vendas mensais e corre o risco de perder para o rival o segundo posto de carro mais emplacado no país.
Por isso, após seis de mercado, uma mudança mais profunda seria bem-vinda para dar mais fôlego até a chegada da nova geração daqui dois a três anos.
>> Fim do mistério: Toyota revela nova geração do Corolla
A reestilização do HB20 está prevista para 2019 e o SAGA dá pistas de como ela será visualmente. O formato dos faróis e da grade frontal, seguem as mudanças feitas no novo Elantra e servirá de inspiração para o compacto.
Uma projeção de como seria o novo HB20 foi apresentada pelo designer digital Diego Souza, da página Criatividade Automotiva no Instagram. Ele usou como base as linhas do SAGA EV e do novo Elantra para chegar a um resultado mais próximo do que se pode esperar do novo hatch.
Não será uma mudança radical como antevê a projeção do designer, e como mostram os flagras divulgados na internet de protótipos do carro rodando em testes na Coreia do Sul.
Certo é que ele será mais longo, para melhorar o espaço interno - o ‘aperto’ é uma das queixas dos proprietários. O porte maior fará com que o HB20 também consiga encarar novos rivais, atualmente maiores no tamanho, como Volkswagen Polo, Toyota Yaris e Fiat Argo, sem contar o Chevrolet Onix, que ficará maior com a nova geração prevista para 2020.
Os motores 1.0 e 1.6 ganharão também melhorias para ficar mais eficientes, além da adoção de um propulsor 1.0 turbo com injeção direta, já que a maioria dos concorrentes têm ou terão à disposição em breve.
>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro
O hatch vai incorporar controle de estabilidade e de tração (obrigatórios no país a partir de 2020) e direção elétrica (hoje presente apenas no HB20X), que facilita às manobras e ajuda no consumo de combustível.
Já SAGA EV, que o principal chamariz para o estande da marca, tem motor elétrico de 204 cv e autonomia de até 470 km.
A montadora pretende explorar essa tecnologia no Brasil nos próximos anos para brigar com Chevrolet Bolt, Renault Zoe e Nissan Leaf, anunciados no salão como as novidades para o nosso mercado.
>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil
RENOVAÇÃO DOS IMPORTADOS
A Hyundai, e seu braço brasileiro Caoa que comercializa os modelos importados, apresenta também a renovação de três modelos.
O sedã Elantra já havia recebido facelift recentemente, mas agora estreia uma reestilização mais profunda. As novidades visuais por fora já seguem a nova assinatura da Hyundai, que chegará em 2019 ao HB20.
Outras novidades são o painel de instrumentos SuperVision em led com tela de 4,2” - dependendo da versão -; central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play; volante com aquecimento;, detector de ponto cego; carregamento do celular por indução; ar digital de duas zonas; teto solar elétrico; além da abertura do porta-malas por sensor de aproximação. A linha possui ainda sete airbags
O modelo manteve o mesmo conjunto mecânico, com motor 2.0 flex, de até 167 cv, e câmbio automático de 6 marchas.
A sexta geração do Azera chega em versão única com motor 3.0 GDi V6, de 261 cv e 31 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas.
O visual agora conta com faróis e lanternas full led; rodas de liga leve aro 19; teto solar; controle de cruzeiro adaptativo; controles eletrônicos de estabilidade e tração; seletor de modo de condução; sistemas de monitoramento de ponto cego, entre outros.
O sedã grande já vem equipado com central multimídia de 8”; painel de instrumentos SuperVision em led de 4,2”; carregamento de celulares sem fio (Wireless Charger); abertura do porta-malas por sensor de presença; bancos dianteiros e traseiro com aquecimento; cortina retrátil elétrica no vidro traseiro e cortinas retráteis manuais nos vidros laterais; seletor de modo de condução, sistemas de monitoramento de ponto cego; sistema de som Infinity; e teto solar panorâmico.
O Santa Fe, utilitário mais caro da montadora, também será importado em versão única com sete lugares. O SUV virá equipado com motor 3.5 V6 a gasolina, de 280 cv e 34,3 kgfm.
O modelo terá tração integral permanente (AWD) e câmbio automático de oito marchas. A lista de equipamentos de série conta com teto solar panorâmico, chave presencial com partida por botão, multimídia, entre outros.
Segundo a Caoa, os três modelos devem chegar ao mercado brasileiro ainda no primeiro trimestre de 2019. Os preços não foram revelados.
COM CHANCE DE ENTRAR NA ONDA
O Ioniq pode ser mais um 100% elétrico a desembarcar no Brasil em breve. O modelo apresenta alguns recursos de direção autônoma e foi ventilado pela marca sul-coreana para ser vendido na América do Sul, inclusive no Brasil.
Lá fora, ele é oferecido em três versões: híbrido, híbrido plug in e elétrico. Para a mostra paulista, a Hyundai exibe o elétrico, que tem 120 cv e 30,1 kgfm de torque, com autonomia de 280 km.
SÓ A PASSEIO, POR ENQUANTO
A Hyundai também trouxe para o Salão de São Paulo o Sonata híbrido para testar o público, mas sem planos de um lançamento futuro no Brasil.
O conceito Creta Diamond também é outra atração. O modelo tem acabamento mais refinado, entretenimento na segunda fileira, bancos revestidos em couro perfurado, acabamento na cabine com maior riqueza de detalhes e teto solar panorâmico.
Há chances do carro ganhar as ruas e se tornar uma versão topo de linha mais chique do SUV compacto.
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast