| Foto: Hyundai/Divulgação

A Hyundai lançará ainda neste semestre a versão turbo do Hyundai HB20. O modelo mais apimentado já roda em testes pelas ruas e estradas do país. Alguns clientes da marca já estão recebendo um comunicado da empresa anunciando a chegada da novidade em breve.

CARREGANDO :)

É provável que o modelo utilize o motor 1.0 três cilindros turbo, com injeção direta de combustível, que renderá acima de 120 cv e 17,5 kgfm de torque entre 1.600 e 4.100 rpm. O propulsor é semelhante ao que equipa o Kia cee’d GT Line na Europa - lembrando que as duas montadoras sul-coreanas compõem o mesmo grupo e compartilham diversos componentes entre seus produtos.

O HB20 1.0 turbo seria uma opção intermediária na linha, posicionando-se entre o 1.0 12V (80 cv e 10,2 kgfm) e o 1.6 16V (128 cv e 16,5 kgfm). Além de gerar mais força em rotações baixas, o bloco é mais econômico, o que o torna menos poluente.

Publicidade

O modelo não trará mudanças visuais profundas, apenas a presença do logotipo ‘Turbo’, na cor vermelha, fixado do lado direito da tampa do porta-malas, e alguns elementos da versão R spec, lançada recentemente com uma roupagem mais esportiva.

O HB20 turbinado se juntará ao Volkswagen up! TSI, que inaugurou uma nova era no Brasil de veículos com motorização de baixa cilindrada sobrealimentado. O up! 1.0 turbo entrega 105 cv e 16,8 mkgf de torque a 1.500 rpm.

Ano dos hatches

Além do HB20 Turbo, pelo menos outros seis hatches estrearão no em 2016. Já na próxima semana será lançada a linha 2017 do Gol, que trará pequenos retoques no visual e um interior repaginado, com maior conectividade, além do novo motor 1.0 MPI, de 120 cv para toda a linha - ainda neste ano ele também adotará o bloco 1.0 TSI do up!, antes da mudança de geração, programada para 2017.

Em abril, é a vez do Mobi, o novo compacto da Fiat, que vem com a promessa de resgatar a essência de carro popular, com preço acessível e baixo custo de manutenção. O Chevrolet Onix passará por um facelift e ganhará uma versão aventureira, novidades que devem mantê-lo na liderança de vendas que conquistou no ano passado.

Publicidade

A Renault lançará o Kwid no segundo semestre, aposentando o Clio vendido por aqui (que está duas gerações atrasadas em relação à Europa). Até o fim do ano, a Peugeot aumentará o portfólio do 208 no Brasil com a vinda da versão GT, que deve receber o bloco 1.6 THP do crossover 2008, de 173 cv, combinado ao câmbio manual de seis marchas.

E nos próximos dias a Volkswagen colocará no mercado o Golf nacional, fabricado em São José dos Pinhais, com nova motorização.