• Carregando...
Design musculoso é a marca do Sonata. Na frente, destaque para os grandes faróis em forma de arco | Divulgação/Hyundai
Design musculoso é a marca do Sonata. Na frente, destaque para os grandes faróis em forma de arco| Foto: Divulgação/Hyundai
  • As lanternas se prolongam pelas laterais e o vidro traseiro é bastante inclinado
  • O modelo vendido nos EUA preza pelo conforto e tecnologia

Vendido no Brasil entre 1994 e 2002, o sedã médio Hyundai So­­na­­ta está de volta ao país. A nova geração do modelo fará sua es­­treia oficial no Salão Internacio­nal de São Paulo, em outubro. O carro chegará com um apelo no design esportivo e com um con­­junto mecânico mo­­derno pa­­ra brigar com os líderes Toyota Co­­­­rol­­­­­la e Honda Civic. Deverá custar en­­tre R$ 65 mil e R$ 85 mil.

O Sonata será importado inicialmente na configuração com o motor 2.4 16V, o mesmo que equi­­pa a versão top do recém-lançado uti­­litário esportivo ix35. Nos Esta­dos Unidos, o propulsor do Sonata gera 190 cv de potência a 6.300 rpm e torque máximo de 25,4 kgfm a 4.200 giros, en­­quanto o SUV vendido por aqui pro­­duz 179 cv e 23,1 kgfm. Já a ver­­são com mo­­­­tor 2.0 16V de 168 cv deverá ficar pa­­­­ra o ano que vem.

No design, o sedã segue as tendências mais ousadas da Hyun­dai, com abuso de músculos em contraste com elementos bem definidos. As linhas são modernas e lembram muito o Genesis. Os faróis afi­­lados, a grade imponente com vários vincos e as lanternas arrojadas não escondem o parentesco com o sedã mais lu­­xuo­so fabricado pela montadora sul-coreana.

De perfil, exibe um estilo igual­­­­­­mente anguloso. A linha de cintura elevada contrasta com um vinco em cunha que corta as maçanetas. O teto tem caimento sutil na terceira coluna e abre es­­paço para uma espia triangular. Na traseira, o Hyun­­dai traz um vi­­dro bastante in­­clinado e largo, que encontra uma tampa do porta-malas levemente abaulada. As lanternas, que começam pontiagudas e es­­treitas na tampa, crescem e ficam mais arredondadas nas extremidades da traseira e se prolongam pelas la­­terais. O visual agressivo se completa com o du­­plo escapamen­to cromado.

Entre os equipamentos, o mo­­delo chegará bem completo, com ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica, trio, controle de cruzeiro, computador de bordo, ajustes elétricos do banco do mo­­torista. Na parte de segurança são esperados freios com ABS e EBD e quatro air bags. Uma outra con­­figuração mais requintada de­­verá receber controles eletrônicos de estabilidade e de tração e mais air bags.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]