Vendido no Brasil entre 1994 e 2002, o sedã médio Hyundai Sonata está de volta ao país. A nova geração do modelo fará sua estreia oficial no Salão Internacional de São Paulo, em outubro. O carro chegará com um apelo no design esportivo e com um conjunto mecânico moderno para brigar com os líderes Toyota Corolla e Honda Civic. Deverá custar entre R$ 65 mil e R$ 85 mil.
O Sonata será importado inicialmente na configuração com o motor 2.4 16V, o mesmo que equipa a versão top do recém-lançado utilitário esportivo ix35. Nos Estados Unidos, o propulsor do Sonata gera 190 cv de potência a 6.300 rpm e torque máximo de 25,4 kgfm a 4.200 giros, enquanto o SUV vendido por aqui produz 179 cv e 23,1 kgfm. Já a versão com motor 2.0 16V de 168 cv deverá ficar para o ano que vem.
No design, o sedã segue as tendências mais ousadas da Hyundai, com abuso de músculos em contraste com elementos bem definidos. As linhas são modernas e lembram muito o Genesis. Os faróis afilados, a grade imponente com vários vincos e as lanternas arrojadas não escondem o parentesco com o sedã mais luxuoso fabricado pela montadora sul-coreana.
De perfil, exibe um estilo igualmente anguloso. A linha de cintura elevada contrasta com um vinco em cunha que corta as maçanetas. O teto tem caimento sutil na terceira coluna e abre espaço para uma espia triangular. Na traseira, o Hyundai traz um vidro bastante inclinado e largo, que encontra uma tampa do porta-malas levemente abaulada. As lanternas, que começam pontiagudas e estreitas na tampa, crescem e ficam mais arredondadas nas extremidades da traseira e se prolongam pelas laterais. O visual agressivo se completa com o duplo escapamento cromado.
Entre os equipamentos, o modelo chegará bem completo, com ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica, trio, controle de cruzeiro, computador de bordo, ajustes elétricos do banco do motorista. Na parte de segurança são esperados freios com ABS e EBD e quatro air bags. Uma outra configuração mais requintada deverá receber controles eletrônicos de estabilidade e de tração e mais air bags.
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