Desempenho
Novos motores dão mais fôlego ao carro
Em uma rápida avaliação, percebe-se que o motorista terá uma boa visibilidade com o Idea. A nova estrutura de bancos e a fácil regulagem - de altura, inclinação e distância em relação ao volante - deixam a posição de dirigir confortável. A suspensão do carro é ajustada de forma equilibrada para qualquer tipo de terreno, o que torna a viagem confortável para motorista e passageiros.
Com encaixe preciso, o câmbio manual se destaca mais do que o automatizado que, apesar de se tratar de uma geração mais nova, ainda dá trancos na troca de marchas e demora nas respostas para ultrapassagens e arrancadas. Assim, para perceber melhor o bom torque dos motores 1.6 e 1.8, a versão mecânica é a mais recomendada. Ambos propulsores apresentam bom desempenho e nível de ruído menor, ao comparar com a motorização do antigo Idea.
A Fiat Automóveis do Brasil iniciou as vendas do novo Idea 2011, que está com visual renovado e equipado com a nova gama de motores E.torQ, de 1.6 litro e 1.8 l, produzidos pela Fiat Powertrain Tecnologies (FPT) em Campo Largo, no Paraná. A minivan, que custa a partir de R$ 43.590, é o terceiro lançamento importante da Fiat no país, depois do novo Uno e do Punto 2011, modelo que marcou a estreia dos novos blocos E.torQ.O Idea que está há cinco anos no mercado recebeu mudanças na dianteira e principalmente na traseira, que agora está com as lanternas de LEDs (que respondem mais rapidamente ao acionamento e têm vida útil superior à das lâmpadas convencionais) e são as primeiras usadas num veículo fabricado no Brasil. Os LEDs também estão presentes nos repetidores dos sinalizadores de direção integrados aos novos retrovisores, que agora estão bem maiores. Na frente, o Idea recebeu faróis mais altos e novo vinco no capô, enquanto na traseira, além das novas lanternas, a placa passou a ser fixada no para-choque. O interior que continua oferecendo bom espaço, consoles e porta-objetos ainda recebeu novos revestimentos, ar-condicionado com 38% mais vazão de ar, nova regulagem para o banco e comando de abertura do porta-malas no painel.
Novas versões
A opção de entrada é a Attractive, que substitui a ELX e vem equipada com o mesmo bloco 1.4 l Flex, oferecido anteriormente, associado apenas ao câmbio manual de cinco marchas. Este motor entrega 80 cv, com gasolina, e 81 cv, com etanol, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 12,2 kgfm e 12,4 kgfm (a 2.250 rpm), com gasolina e etanol, respectivamente. Nesse caso, o preço de tabela sofreu, segundo a montadora, reajuste de R$ 790 em relação ao ELX, saltando para R$ 43.590. A versão Essence é a opção intermediária e chega para ocupar o lugar do ELX 1.8. Ela vem com o motor 1.6 l E.torQ capaz de gerar 115 cv e 117 cv, a 5.500 rpm.
Já o torque é de 16,2 kgfm e 16,8 kgfm (ambos a 4.500 rpm). Aqui há opções de câmbio manual e Dualogic automatizado, que saem respectivamente por R$ 45.610 e R$ 47.720.
A top de linha continua sendo a versão Adventure, agora equipada com o motor 1.8 l E.torQ. Nele, as potências e torques são de 130 cv e 132 cv (a 5.250 rpm), e 18,4 kgfm e 18,9 kgfm (a 4.500 rpm). O Idea aventureiro tem preços de tabela de R$ 56.900, com alavanca manual, e de R$ 59.010, para o Dualogic. A novidade da gama Idea fica por conta da versão Sporting, que assume o posto do HLX 1.8. Também disponível com os dois tipos de transmissão, o Sporting, como o próprio nome já diz, vem com diversos itens para deixar a minivan com uma aparência mais esportiva. Há spoilers, saias laterais, faróis de neblina e rodas de liga leve de série. Com câmbio manual, o Sporting custa R$ 54.280, e com alavanca Dualogic R$ 56.390.
Todas as versões têm de série direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, regulagem de altura do volante e chave canivete. Como itens de segurança, airbag e ABS são de série apenas na Adventure e opcionais nas demais e o kit custa R$ 2.400. Os três encostos de cabeça traseiros são de série, o cinto de segurança central é de dois pontos.
O mix de vendas projetado pela Fiat é de 10% para a Sporting, 20% para a Attractive, 30% para a Adventure e 40% para a Essence.
O jornalista viajou a convite da Fiat.
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