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Com os faróis mais altos e o vinco no capô acompanhando o desenho dos faróis de dupla parábola, o Idea ficou mais robusto | Fotos: Divulgação/Fiat
Com os faróis mais altos e o vinco no capô acompanhando o desenho dos faróis de dupla parábola, o Idea ficou mais robusto| Foto: Fotos: Divulgação/Fiat

Desempenho

Novos motores dão mais fôlego ao carro

Em uma rápida avaliação, percebe-se que o motorista terá uma boa visibilidade com o Idea. A nova estrutura de bancos e a fácil regulagem - de altura, inclinação e distância em relação ao volante - deixam a posição de dirigir confortável. A suspensão do carro é ajustada de forma equilibrada para qualquer tipo de terreno, o que torna a viagem confortável para motorista e passageiros.

Com encaixe preciso, o câmbio manual se destaca mais do que o automatizado que, apesar de se tratar de uma geração mais nova, ainda dá trancos na troca de marchas e demora nas respostas para ultrapassagens e arrancadas. Assim, para perceber melhor o bom torque dos motores 1.6 e 1.8, a versão mecânica é a mais recomendada. Ambos propulsores apresentam bom desempenho e nível de ruído menor, ao comparar com a motorização do antigo Idea.

  • Na traseira, a placa está agora fixada no para-choque e as lanternas são de LEDs
  • O interior recebeu retoques e continua oferecendo vários porta-trecos
  • Confira os preços das versões do modelo em sua linha 2011

A Fiat Automóveis do Brasil iniciou as vendas do novo Idea 2011, que está com visual renovado e equipado com a nova gama de mo­­tores E.torQ, de 1.6 litro e 1.8 l, produzidos pela Fiat Powertrain Tec­­nologies (FPT) em Campo Lar­­go, no Paraná. A minivan, que custa a partir de R$ 43.590, é o terceiro lançamento importante da Fiat no país, depois do novo Uno e do Pun­­to 2011, modelo que marcou a es­­treia dos novos blocos E.torQ.O Idea que está há cinco anos no mercado recebeu mudanças na dianteira e principalmente na traseira, que agora está com as lanternas de LEDs (que respondem mais rapidamente ao acionamento e têm vida útil superior à das lâmpadas convencionais) e são as primeiras usadas num veículo fabricado no Brasil. Os LEDs também estão pre­­sentes nos repetidores dos sinalizadores de direção integrados aos novos retrovisores, que agora estão bem maiores. Na frente, o Idea re­­cebeu faróis mais altos e novo vinco no capô, enquanto na traseira, além das novas lanternas, a placa passou a ser fixada no para-choque. O interior que continua oferecendo bom espaço, consoles e porta-objetos ainda recebeu novos revestimentos, ar-condicionado com 38% mais vazão de ar, nova regulagem para o banco e comando de abertura do porta-malas no painel.

Novas versões

A opção de entrada é a Attractive, que substitui a ELX e vem equipada com o mesmo bloco 1.4 l Flex, oferecido anteriormente, associado apenas ao câmbio manual de cinco marchas. Este motor entrega 80 cv, com gasolina, e 81 cv, com etanol, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 12,2 kgfm e 12,4 kgfm (a 2.250 rpm), com gasolina e etanol, respectivamente. Nesse caso, o preço de tabela sofreu, segundo a mon­­tadora, reajuste de R$ 790 em relação ao ELX, saltando para R$ 43.590. A versão Essence é a opção intermediária e chega para ocupar o lugar do ELX 1.8. Ela vem com o motor 1.6 l E.torQ capaz de gerar 115 cv e 117 cv, a 5.500 rpm.

Já o torque é de 16,2 kgfm e 16,8 kgfm (ambos a 4.500 rpm). Aqui há opções de câmbio manual e Dualogic automatizado, que saem respectivamente por R$ 45.610 e R$ 47.720.

A top de linha continua sendo a versão Adventure, agora equipada com o motor 1.8 l E.torQ. Nele, as potências e torques são de 130 cv e 132 cv (a 5.250 rpm), e 18,4 kgfm e 18,9 kgfm (a 4.500 rpm). O Idea aventureiro tem preços de tabela de R$ 56.900, com alavanca manual, e de R$ 59.010, para o Dualogic. A novidade da gama Idea fica por conta da versão Sporting, que assume o posto do HLX 1.8. Também disponível com os dois tipos de trans­­missão, o Sporting, como o próprio nome já diz, vem com di­­versos itens para deixar a minivan com uma aparência mais esportiva. Há spoilers, saias laterais, faróis de neblina e rodas de liga leve de série. Com câmbio manual, o Spor­­ting custa R$ 54.280, e com alavanca Dualogic R$ 56.390.

Todas as versões têm de série direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, regulagem de altura do volante e chave canivete. Como itens de se­­gurança, airbag e ABS são de série apenas na Adventure e opcionais nas demais e o kit custa R$ 2.400. Os três encostos de cabeça traseiros são de série, o cinto de segurança central é de dois pontos.

O mix de vendas projetado pela Fiat é de 10% para a Sporting, 20% para a Attractive, 30% para a Ad­­ven­­ture e 40% para a Essence.

O jornalista viajou a convite da Fiat.

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