Belo Horizonte (MG) Criado pelo Centro de Estilo da Fiat do Brasil, o Idea Adventure conta com pára-choques robustos, proteções laterais, barras longitudinais no teto em forma de "v", espelhos retrovisores com as luzes de direção incorporadas, estepe posicionado na traseira, rodas em liga-leve, pneus de uso misto, faróis de neblina embutidos no pára-choque e proteção do cárter com visual imitando alumínio.
Por dentro, sobre o painel, há três novos mostradores próprios para a prática de trilhas "off-road": uma bússola e dois inclinômetros, que medem inclinação lateral e dianteira/traseira do carro. O quadro de instrumentos ganhou grafia especial, e os aros do velocímetro e do conta-giros na cor cinza fosco levam a logomarca Adventure. Com padronagens discretas, os tecidos dos bancos e painéis de portas seguem o estilo Adventure. O novo modelo mantém os porta-objetos da versão top de linha do Idea.
O Idea off-road tem como principais equipamentos de série ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, rádio CD player com MP3, faróis de profundidade e de neblina. Entre os opcionais, vale destacar o teto solar Sky Dome, kit viva-voz Bluetooth para telefone celular, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, airbags dianteiros e laterais, freios com ABS, acionamento elétrico dos vidros traseiros, retrovisor interno eletrocrômico, banco do passageiro rebatível com mesinha tipo avião e revestimento interno em couro bicolor.
Na parte mecânica, a suspensão foi retrabalhada e ficou 3,5 cm mais alta do que o do restante da linha, totalizando 18,5 cm de distância livre do solo. O câmbio teve seu diferencial e sua quinta marcha encurtados em cerca de 9%. Internamente, a grande novidade está no painel: uma bússola e dois inclinômetros, que medem inclinação lateral e dianteira/traseira do carro. Já o porta-malas "ganhou" um compartimento extra, com capacidade para 20 litros, onde ficava o estepe.
Concorrentes
Os principais concorrentes da minivan da Fiat são o Volkswagen CrossFox, disponível apenas com o propulsor 1.6 Total Flex, que desenvolve 101 cv com gasolina e 103 cv com álcool; e o Ford EcoSport, que é comercializado com duas opções de motor e tração: 1.6 bicombustível 4x2, que desenvolve 105 cv com gasolina e 111 cv com álcool; e 2.0 16V 4x4, com 143 cv de potência.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião