O município de Marmeleiro, a 476 km de Curitiba, possui um "habitante" ilustre, pelo menos na opinião do comerciante João Agostin Baggio, 44 anos. Ele tem rodas de cinco furos com pneu faixa branca, faróis "olho de sapo" e motor de 1.300 cilindradas. Estamos falando de um Fusca, ano 69, na cor bege clara, que é a atração na cidade. "Por onde passa, todo mundo fica olhando", diz Baggio, o orgulhoso proprietário que é mais conhecido por Jango.
Ele garante que o seu xodó é o único Fusca a trafegar pelas ruas de Marmeleiro em perfeito estado de conservação e todo original. "Há muitos outros por aqui, mas nenhum é tão cuidado quanto o meu". O Volks do comerciante é presença constante nos principais eventos comemorativos no município, como o desfile de 7 de setembro.
Jango comprou o veículo que pertencia a um tio havia 20 anos por R$ 3 mil. A aquisição ocorreu em Jaraguá do Sul (SC) e logo no caminho de volta ao Paraná foi parado pela Polícia Rodoviária. Para a sua surpresa, as autoridades não queriam conferir a documentação do veículo mas sim comprá-lo. "Já me ofereceram o dobro do valor que paguei, porém eu não aceitei. Esse Fusca não tem preço", diz o comerciante, que usa o carro apenas para o passeio.
***
LEITOR publique neste espaço a foto e a história de seu carro. Pode enviá-la por carta ou através do e-mail (automoveis@gazetadopovo.com.br).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast