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| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) lançou o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que avalia o custo da revisão periódica recomendada pela montadora. O estudo considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados e sua mão de obra. Foram analisados os 45 modelos mais vendidos em 2014, o que representa cerca de 80% do total de veículos no mercado no ano passado.

Baseado em dados fornecidos pela montadora, o IMV classifica os veículos numa escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do custo de manutenção. As menores notas significam gastos mais baixos e as maiores indicam que o proprietário terá de desembolsar mais pelo serviço.

Um carro com índice 10 consumiria R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil km, enquanto que a nota 60 (a mais alta), R$ 29,5 mil. No entanto, os mais bem avaliados marcaram 20 pontos, o que representa gasto de cerca de R$ 10 mil ao ano. Neste grupo estão os segmentos de entrada e modelos como Chevrolet Celta, Volkswagen Gol, Fiat Uno e Toyota Etios. A variação foi de 21%, ou 5 pontos, entre o melhor e o pior avaliado.

O IMV passa a ser um forte indicador dos melhores custos de manutenção mecânica para quem presta o serviço e, principalmente, para o consumidor, que terá mais subsídios para escolher o modelo que mais se adequa ao gosto e também ao bolso

Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi.

Já na outra ponta da tabela, o maior índice registrado foi 52, conferido ao Volkswagen Golf 2.0 TSI. Mas é no segmento de sedã médio que aparecem as maiores diferenças de preços: 79,8%, ou 17 pontos.

VW up! é o mais barato no conserto

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Todos os modelos pesquisados tiveram dez revisões programadas até os 100 mil km. Os itens que mais pesaram foram os pneus, em média R$ 2,3 mil, considerando uma troca do jogo.

Pacote de peças

O instituto dividiu a apuração em revisões preventivas (peças que necessitam ser trocadas obrigatoriamente seguindo recomendações das montadoras) e preditiva (que podem ser trocadas antes mesmo da recomendação do manual, conforme o desgaste apresentado seja pelo uso severo ou mau uso).

Entre os componentes estão peças e fluidos que são verificados e trocados com frequência nas revisões, como óleo do motor, fluido de freio, filtros, kit de embreagem, amortecedores, velas, correia, discos de freio, pneus e palhetas.

Ao todo, são 37 itens com preços cotados nas concessionárias, além do custo da mão de obra, que apresentou média de R$ 180 a cada revisão, levando em conta 1 hora e meia para a execução do serviço, informa o Cesvi.

Ranking IMV

Quanto menor a nota, mais barata é a manutenção

MELHORES NOTAS

20 pontos (R$ 10 mil)

Chevrolet Celta 1.0
Toyota Etios Sedan 1.5
Fiat Fiorino 1.4
Volkswagen Gol 1.0
Fiat Uno 1.4

21 pontos (R$ 10,5 mil)

Toyota Etios hatch 1.5
Volkswagen Gol 1.6
Fiat Grand Siena 1.4
Fiat Palio 1.0
Fiat Palio 1.4
Volkswagen Saveiro 1.6
Fiat Strada 1.4
Nissan Versa 1.6
Volkswagen Voyage 1.0
Volkswagen Voyage 1.6
PIORES NOTAS

32 pontos (R$ 16 mil)

Hyundai Elantra 2.0

33 pontos (R$ 16,5 mil)

Ford Focus hatch 2.0
Ford Focus Sedan 2.0

37 pontos (R$ 18,5 mil)

Chevrolet Cruze Sport6 1.8
Volkswagen Golf 1.4 TSI
Volkswagen Jetta 2.0

38 pontos (R$ 19 mil)

Chevrolet Cruze Sedan 1.8
Chevrolet Spin 1.8

41 pontos (R$ 20,5 mil)

Chevrolet S10 2.4

49 pontos (R$ 24,5 mil)

Volkswagen Jetta 2.0 TSI

52 pontos (R$ 26 mil)

Volkswagen Golf 2.0 TSI
Fonte: Cesvi Brasil
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