O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) lançou o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que avalia o custo da revisão periódica recomendada pela montadora. O estudo considera os itens mais substituídos até os 100 mil km rodados e sua mão de obra. Foram analisados os 45 modelos mais vendidos em 2014, o que representa cerca de 80% do total de veículos no mercado no ano passado.
Baseado em dados fornecidos pela montadora, o IMV classifica os veículos numa escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do custo de manutenção. As menores notas significam gastos mais baixos e as maiores indicam que o proprietário terá de desembolsar mais pelo serviço.
Um carro com índice 10 consumiria R$ 5 mil nas manutenções até os 100 mil km, enquanto que a nota 60 (a mais alta), R$ 29,5 mil. No entanto, os mais bem avaliados marcaram 20 pontos, o que representa gasto de cerca de R$ 10 mil ao ano. Neste grupo estão os segmentos de entrada e modelos como Chevrolet Celta, Volkswagen Gol, Fiat Uno e Toyota Etios. A variação foi de 21%, ou 5 pontos, entre o melhor e o pior avaliado.
O IMV passa a ser um forte indicador dos melhores custos de manutenção mecânica para quem presta o serviço e, principalmente, para o consumidor, que terá mais subsídios para escolher o modelo que mais se adequa ao gosto e também ao bolso
Já na outra ponta da tabela, o maior índice registrado foi 52, conferido ao Volkswagen Golf 2.0 TSI. Mas é no segmento de sedã médio que aparecem as maiores diferenças de preços: 79,8%, ou 17 pontos.
VW up! é o mais barato no conserto
Leia a matéria completaTodos os modelos pesquisados tiveram dez revisões programadas até os 100 mil km. Os itens que mais pesaram foram os pneus, em média R$ 2,3 mil, considerando uma troca do jogo.
Pacote de peças
O instituto dividiu a apuração em revisões preventivas (peças que necessitam ser trocadas obrigatoriamente seguindo recomendações das montadoras) e preditiva (que podem ser trocadas antes mesmo da recomendação do manual, conforme o desgaste apresentado seja pelo uso severo ou mau uso).
Entre os componentes estão peças e fluidos que são verificados e trocados com frequência nas revisões, como óleo do motor, fluido de freio, filtros, kit de embreagem, amortecedores, velas, correia, discos de freio, pneus e palhetas.
Ao todo, são 37 itens com preços cotados nas concessionárias, além do custo da mão de obra, que apresentou média de R$ 180 a cada revisão, levando em conta 1 hora e meia para a execução do serviço, informa o Cesvi.
Ranking IMV
Quanto menor a nota, mais barata é a manutenção
MELHORES NOTAS | |
20 pontos (R$ 10 mil) | |
Chevrolet Celta 1.0 | |
Toyota Etios Sedan 1.5 | |
Fiat Fiorino 1.4 | |
Volkswagen Gol 1.0 | |
Fiat Uno 1.4 | |
21 pontos (R$ 10,5 mil) | |
Toyota Etios hatch 1.5 | |
Volkswagen Gol 1.6 | |
Fiat Grand Siena 1.4 | |
Fiat Palio 1.0 | |
Fiat Palio 1.4 | |
Volkswagen Saveiro 1.6 | |
Fiat Strada 1.4 | |
Nissan Versa 1.6 | |
Volkswagen Voyage 1.0 | |
Volkswagen Voyage 1.6 | |
PIORES NOTAS | |
32 pontos (R$ 16 mil) | |
Hyundai Elantra 2.0 | |
33 pontos (R$ 16,5 mil) | |
Ford Focus hatch 2.0 | |
Ford Focus Sedan 2.0 | |
37 pontos (R$ 18,5 mil) | |
Chevrolet Cruze Sport6 1.8 | |
Volkswagen Golf 1.4 TSI | |
Volkswagen Jetta 2.0 | |
38 pontos (R$ 19 mil) | |
Chevrolet Cruze Sedan 1.8 | |
Chevrolet Spin 1.8 | |
41 pontos (R$ 20,5 mil) | |
Chevrolet S10 2.4 | |
49 pontos (R$ 24,5 mil) | |
Volkswagen Jetta 2.0 TSI | |
52 pontos (R$ 26 mil) | |
Volkswagen Golf 2.0 TSI | |
Fonte: Cesvi Brasil |
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião