VW revela a releitura da Kombi para o século 21
Ainda simpática e pintada tradicionalmente de duas cores, a Kombi volta ao mundo automobilístico com ares e tecnologia modernos. A Volkswagen apresenta no Salão de Genebra o protótipo Bulli (como era chama a Kombi na Alemanha). O modelo é uma evolução do protótipo Microbus, mostrado em 2001, e oferece uma nova visão da Volkswagen para o transporte de passageiros. A começar por se tratar de um veículo elétrico.
Superesportivos roubam a cena
Monocoque em fibra de carbono, asa traseira para melhorar a pressão aerodinâmica e pneus especiais. Os superesportivos expostos no Salão de Genebra lembram um carro de Fórmula 1 em muitos aspectos, além da velocidade final, que pode chegar perto de 400 km/h. Mesmo num evento marcado pelos carros "verdes", com o mínimo de emissão de carbono possível, os velozes continuam roubando a atenção dos presentes.
Os carros-conceito sempre são uma atração à parte nos encontro do setor automotivo que ocorrem ao redor do mundo. Eles viram o cartão de visita de como as fabricantes estão se preparando para o futuro automotivo. O Salão de Genebra, que vai até domingo, na Suíça, reúne diversos exemplares desta categoria que desperta o sonho de consumo de qualquer motorista.
A Audi leva para a feira o inédito Audi A3 Concept, um protótipo que antecipa como será a próxima geração do A3 e, provavelmente, como será sua inédita configuração sedã. O veículo é totalmente futurista desde suas maçanetas e lanternas quase que integradas à carroceria até o interior minimalista. O motor de 2.5 litros gera 408 cavalos e 50 kgfm de torque.
A japonesa Mazda tem mais um carro com desenho inovador, o protótipo Minage, modelo que dará origem ao crossover CX-5 quando for concluído o lançamento é esperado para o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. Por ser um conceito, o Minage ainda traz itens muito além de seu tempo, como as câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores externos, interior com desenho futurista e um sistema de iluminação extravagante. O modelo estreia a tecnologia SkyActiv no motor 2.2 turbodiesel, que aumenta o torque em 15% com uma redução na mesma porcentagem no consumo de combustível. O câmbio é automatizado.
No estande da Toyota, as lentes das câmeras procuram oYaris Hybrid. O conceito parece ter grandes chances de desbancar quando de fato for lançado, no segundo semestre de 2012 o irmão maior como o queridinho dos híbridos, assim como começa a fazer o Honda Fit Hybrid.
A indiana Tata revela o "primo rico" do subcompacto Nano, considerado o carro mais barato do mundo (US$ 2.700 ou R$ 4.600). Batizado de Pixel, o projeto é bem desenhado, desde a porta que abre para cima, os faróis conectados ao retrovisor, os para choques integrados e as lanternas de freio, que rodeiam o conjunto menor. Toda a plataforma motor, suspensão e outros componentes vieram do Nano. Para agradar os europeus, o propulsor é um 1.2 de três cilindros turbo movido a diesel que é capaz de rodar 29,4 km por litro consumido. O carrinho também traz recursos em linha com a tecnologia atual como o "My Tata Connect", que integra o carro a aparelhos como smartphones e tablets.
A Nissan mostra em primeira mão o conceito Esflow, um cupê esportivo com toques saudosistas, mas que tem como grande diferencial a propulsão elétrica. Os motores e baterias do Esflow são os mesmos usados no Leaf, o primeiro elétrico de produção em série da Nissan, que foi lançado no fim do ano passado e já tem lista de espera nos Estados Unidos. Como é mais leve e aerodinâmico que o Leaf, o Esflow é mais veloz (acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos) e roda 50% a mais que o hatch elétrico. São 150 milhas de alcance, algo como 240 quilômetros.
A Renault leva a minivan futurista R-Space, que traz o logo da marca francesa no meio de uma grade que envolve os faróis também.
Zafira
Dentre as várias atrações, uma em especial chama a atenção para o Brasil. O Opel Zafira Tourer Concept antecipa as linhas da terceira geração da conhecida minivan média vendida em terras nacionais pela Chevrolet que por aqui ainda está na primeira versão. O conceito é montado sobre a plataforma Delta II, a mesma que o Cruze irá estrear no Brasil ainda em 2011, e usa muitos elementos estilísticos do novo Astra europeu e também do elétrico Ampera. As expectativas para o Brasil são de que o conceito influencie uma nova geração do monovolume que vai substituir de uma só vez o compacto Meriva e o própria o Zafira.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião