A volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a inclusão de airbag e freios ABS, obrigatórios para carros fabricados desde janeiro, deixaram os automóveis 5% mais caros em março.A avaliação é da Fenabrave (associação das concessionárias), que divulgou hoje vendas de 228,7 mil veículos leves carros de passeio e caminhonetes no mês.
O resultado é 7% abaixo do registrado em fevereiro e 15% inferior ao de março de 2013. Além do imposto maior e dos itens de segurança de série, também pesaram no resultado o Carnaval que neste ano caiu no mês passado e reduziu os dias úteis, os juros mais altos, o crédito mais restrito e o preço elevado dos carros.
No acumulado do ano, as vendas chegaram a 774,4 mil unidades, uma queda de 1,7% sobre o mesmo período do ano passado.
Segundo Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave, a entidade trabalha com dois cenários para o ano. No otimista, haveria estabilidade nas vendas de veículos leves, ou seja crescimento zero sobre 2013. No pessimista, a previsão é queda de até 3,5%.
De acordo com ele, o quadro atual está mais para o segundo, ou seja, retração.O ranking de vendas de veículos em março mostrou pela primeira vez um veículo comercial na primeira posição. Com pouco mais de 13 mil unidades, a Strada, da Fiat, superou o Gol, da Volkswagen, líder há mais duas décadas no fechamento anual.
Caminhões
As vendas de caminhões também decepcionaram. Nos três primeiros meses do ano, foram comercializados 30.643 unidades, um significativo recuo de 11,23% sobre o mesmo trimestre de 2013.
Em março, foram vendidos 9.337 caminhões, uma queda de 10,78% sobre o mês imediatamente anterior e de 24,4% sobre março de 2013.
No caso dos caminhões, os números ainda sofrem a influência de um problema burocrático: a demora na mudança de normas do financiamento do BNDES, que entraram em vigor apenas no final de janeiro.
Meneghetti admite que o ritmo segue mais lento que no ano passado. A expectativa é de uma recuperação ao longo do ano, para um avanço de ao menos 2% em 2014.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião