A partir de 24 janeiro os contribuintes do Paraná começam a pagar o IPVA 2019. E um pequeno grupo não está muito preocupado em colocar na ponta do lápis a quantia que desembolsará para quitar o tributo.
Afinal se o valor do carro chega a ultrapassar os R$ 2,6 milhões, por que esquentar com ‘meros’ R$ 93.095 de imposto, justamente a quantia a ser paga pelo dono de uma McLaren 720S Coupe 2018, modelo que renderá o maior recolhimento para os cofres do estado com a incidência de 3,5% na alíquota.
>> IPVA: veja quem não é obrigado a pagar o imposto
O preço de mercado do superesportivo é de R$ 2.659.856 – a cotação é estabelecida pelo governo com base nos valores registrados pela Tabela Fipe.
O topo da lista dos boletos mais caros de IPVA tem ainda Lamborghini, Ferrari, Porsche, Rolls Royce, Mercedes, e por aí vai. Listamos o ranking com os ‘dez mais’. A relação é divulgada pelo Detran-PR e a Secretaria da Fazenda do estado.
>> IPVA 2019: confira as datas para o pagamento
Consideramos o exemplar de maior valor de cada marca, pois, caso contrário, o ranking seria formado na sua maioria por Ferrari, Porsche e Lamborghini.
1. MCLAREN 720S COUPE
O marca inglesa inaugurou a sua primeira loja oficial no Brasil em maio deste ano, em São Paulo. E a versão 720S Coupe é uma dos destaques do catálogo, que tem ainda a 570 GT - também circulando no Paraná -, entre outras.
O superesportivo da McLaren desbancou a hegemonia de Lamborghini e Ferrari, que encabeçaram a lista nos últimos anos. Uma 720S Coupe zero km passa dos R$ 3 milhões.
Ela é equipada com motor 4.0 biturbo, de 719 cv e 78,5 kgfm, números a leva aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos.
2. LAMBORGHINI HURACAN
Campeão do ranking passado, o superesportivo italiano é o substituto do lendário Gallardo. São poucas unidades rodando com placa paranaense, uma vez que o preço de uma novinha gira ente R$ 2,2 milhões a R$ 3,3 milhões, dependendo da versão.
O Lamborghini Huracan pode vir equipado com o motor 5.2 V10, de 610 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
>> CNH digital ganha app para ser baixada no celular e dispensar ida ao Detran
3. FERRARI 488 GTB
Lançada em 2015, a Ferrari 488 GTB sucedeu a 458. Um unidade novinha sai por R$ 2,8 milhões. A 488 GTB possui um motor 3.9 V8 biturbo, de 670 cv, e cumpre o 0 a 100 km/h em 3 segundos, alcançando 330 km/h de velocidade máxima.
4. PORSCHE 911 GT2 RS
É a versão do 911 mais rápida já feita para rodar nas estradas. Ele é equipado com um motor 3.8 biturbo, de 700 cv e 76,5 kgfm de torque, e acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 s.
O imenso aerofólio traseiro e as inscrições GT2 RS fazem dele um modelo de corrida homologado para as ruas. Com acerto para pistas, o esportivo da Porsche tem teto de magnésio e capô em fibra de carbono.
>> Nova geração de Onix e Prisma já tem data para estrear no Brasil
5. ROLLS ROYCE GHOST
O sedã de alto luxo inglês é um dos mais exclusivos carros do Brasil. Não só pelo seu preço, mas porque a marca estreou em solo nacional há cinco anos, o que significa algumas dezenas circulando por aí.
O Rolls Royce Ghost números superlativos. Possui 5,39 metros de comprimento e pesa 2.360 kg - como comparativo, o Ford Fusion tem 4,87 m de um para-choque ao outro e pesa 1.566 kg. O motor 6.6 V12 biturbo rende 563 cv e 79,5 kgfm (tem mais força que uma Ferrari).
6. BENTLEY CONTINENTAL GTC
Outra joia da coroa inglesa. E literalmente, já que a Bentley é uma das fornecedoras oficiais de veículos para a família real britânica.
A marca chegou ao mercado nacional há pouco mais de quatro anos e vende cerca de uma dezena de unidades ao ano.
A versão conversível GTC do cupê é voltada para altos executivos. Ele traz um motor V8 biturbo, de 507 cv, atingindo 301 km/h. O Bentley Continental é construído de maneira artesanal e oferece acabamento com materiais nobres, como madeira, alumínio, couro e veludo.
7. AUDI R8 COUPE PLUS
Um verdadeiro carro de corrida. Assim pode ser definida a segunda geração do Audi R8 Coupe. As linhas aerodinâmicas da carroceria, o motor 5.2 V10, de 610 cv, e a cabine estilo cockpit revelam a proposta superesportiva do modelo.
É o mais potente e rápido modelo já fabricado pela marca alemã. A velocidade máxima é limitada em 330km/h e a aceleração até 100km/h leva apenas 3,2 segundos. O valor do zero km é R$ 1,2 milhão.
8. MERCEDES-BENZ SLR MCLAREN
A unidade paranaense foi a primeira SLR a circular no Brasil. Tanta exclusividade faz dela um dos carros mais caros do estado, mesmo sendo um modelo do longínquo 2006. Há época ela foi adquirida por R$ 1,2 milhão, o que daria na cotação atual R$ 4,6 milhões.
A flecha prateada é movida por um motor 5.4 Supercharged V8, de 626 cv, que vai de 0 a 100 km/h, de 3,2 s e atingir 384 km/h.
Um dos charmes do carro são as asas de gaivota, inspiradas no lendário Coupé SLR 1955. Sua produção começou em 2003 e encerrou em 2009, com o fim da parceria entre Mercedes e McLaren.
9. NISSAN GT-R
O modelo começou a ser importado sob encomenda para o Brasil na versão Premium. O superesportivo tem a fama de quebrar recordes em pistas de corrida, por isso ganhou o apelido de Godzilla, o famoso mostro destruidor japonês.
O GT-R teve uma atualização em sua linha 2017 e o motor 3.8 V6 biturbo subiu de 550 cv para 572 cv e 64,9 kgfm de torque. Ele alcança 313 km/h. A Nissan emplaca cerca de 10 unidades do superesportivo por ano.
10. ASTON MARTIN V12 VANTAGE
Ver um Aston Martin pelas ruas paranaenses é uma cena rara. Afinal, são poucos exemplares emplacados por aqui. Cruzar com um V12 Vantage, então... Tire foto, porque talvez você não o veja novamente tão cedo.
O esportivo britânico que ficou famoso por ser o emblema predileto de James Bond, o espião 007, chegou ao Brasil em 2010, um ano depois da versão Vantage ser lançada. O modelo é empurrado por um motor 6.0 V12, de 510 cv.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast