Novidades
Para 2014, a JAC Motors promete trazer novos modelos para o mercado nacional.
Janeiro
Apresentação do JAC T8, uma minivan grande com espaço para sete pessoas e porta-malas com capacidade de 850 litros. O modelo é equipado com motor 2.0 litros de 178 cv.
Maio
O JAC J2, que já está no mercado brasileiro, chega na versão flex. O motor 1.4 litro gera 115 cv (etanol) e 108 cv (gasolina).
Junho
A minivan J6 também ganha motor flex.
Outubro
A JAC promete, para o Salão do Automóvel, a apresentação do JAC T6, o primeiro SUV da marca chinesa a ser vendido no mercado brasileiro.
Fim do ano
Inauguração da fábrica que está sendo construída em Camaçari, na Bahia.
A chinesa JAC Motors já está vendendo a versão 2014 da sua minivan J6. O modelo foi distribuído para as 65 concessionárias da rede em todo o país. O carro passou por mudanças significativas no seu visual, o que o deixou mais atraente em comparação com a versão anterior.
Na frente, faróis, para-choque e grade foram redesenhados e a minivan ganhou lanternas bipartidas horizontais. Na traseira, também foram feitas alterações significativas. Por dentro, o painel foi totalmente modificado e ficou mais prático. O conta-giros e o velocímetro ganharam as luzes brancas indiretas de intensidade ajustável. Nesse caso, vale uma observação. Quando há muita luz natural, a visibilidade das informações do conta-giros e do velocímetro fica um pouco prejudicada.
Ainda por dentro, o volante é novo, mas mantém os controles de áudio, agora concentrados do lado direito. No centro, ar-condicionado digital e rádio com CD e entrada USB, em novo design. Os controles dos vidros, travas e retrovisores elétricos, além do acabamento em black piano, ganharam novas posições, ficando mais acessíveis. Os faróis do novo J6 ganharam a função AUTO, que acende automaticamente as luzes externas de acordo com a luminosidade do ambiente.
Preço
O J6 está disponível nas versões com cinco lugares e o Diamond, que oferece sete assentos. O modelo com a fileira extra de bancos não está disponível na China e foi desenvolvido pela equipe de engenheiros da JAC Motors do Brasil para atender uma necessidade do consumidor brasileiro. Com cinco lugares o J6 custa R$ 57.990 e com sete, R$ 59.990.
E seguindo a tradição das marcas chinesas, a lista de equipamentos de série da minivan da JAC inclui ar-condicionado, freios ABS com EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16", faróis de neblina dianteiros e traseiros e sensor traseiro de estacionamento. Dentro, o volante, ajustável em altura, possui comandos para o rádio MP3 e CD player. Além disso, o carro vem de fábrica com direção hidráulica, retrovisores, travas e vidros elétricos; porta-óculos e tomada de 12 volts ao lado do acendedor de cigarros. O console central traseiro possui saídas do ar condicionado.
Os bancos da frente têm regulagem de altura e os traseiros são dotados de regulagens individuais na versão Diamond. Nessa versão, que é a de sete lugares, o acesso para a terceira fileira é feita pelas portas laterais traseiras e os ocupantes também podem reclinar o encosto.
O J6 disputa consumidores com o Chevrolet Spin e com o Nissan Livina. A marca chinesa ainda está engatinhando no país. Este ano, de janeiro a setembro, vendeu 12.904 unidades, no total, contra 14.819 no mesmo período do ano passado. A queda foi de 12,92%, diz Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.
Espaço
O J6 tem comprimento de 4,55 metros e sua largura é de 1,78 metro. O porta-malas tem 720 litros na versão com cinco lugares. No J6 Diamond, em função da fileira extra de assentos, o espaço é de 198 litros. Se os bancos da parte traseira forem removidos, o J6 passa a ter uma capacidade de 2.200 litros no porta-malas.
Sob o capô, a minivan chinesa é equipada com motor 2.0 16V. A unidade gera 136 cv de potência a 5.500 rpm e proporciona torque máximo de 19,1 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades.
A jornalista viajou a convite da JAC Motors
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast