Se a proposta da JAC Motors ao chegar ao Brasil há quatro anos era de oferecer produtos completos por preços acessíveis, assim como as demais chinesas prometiam, com o lançamento do SUV compacto T6, a marca traz ao país um carro com pacote semelhante aos concorrentes tradicionais do segmento – Ford Ecosport e Renault Duster –, mas que fica um degrau abaixo dos mais recentes, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Com preço inicial semelhante aos rivais – a partir dos R$ 69.990 –, o utilitário não tem câmbio automático e nem os controles de tração e estabilidade, por exemplo, seja de série ou opcional.
GALERIA: Veja mais fotos do T6
E para evitar que essas ausências pesassem na briga dentro do segmento, a JAC se viu obrigada a reduzir o valor da versão de entrada que era de R$ 71.990, conforme divulgado inicialmente).
Serão três versões disponíveis, que irão até os R$ 75.670. De acordo com a fabricante, a que atrairá 90% dos clientes será a topo de linha, que tem como trunfo apresentar um preço abaixo do praticado pelas configurações intermediárias dos concorrentes.
Espaço agrada, mas automático faz falta
O porte e o bom espaço interno são características de destaque do JAC T6. Os ocupantes da parte de trás podem se acomodar com facilidade e os assentos em couro sintético são confortáveis.
Leia a matéria completaPorte de ix35
Além disso, o jipinho da JAC procura ganhar os consumidores pelas dimensões, que estão acima dos compactos e muito próximas de SUVs maiores, a exemplo do Hyundai ix35 e Kia Sportage. O T6 tem 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.
O que ele oferece
Os principais itens do JAC T6:
JAC T6 – R$ 69.990
Direção elétrica, volante multifuncional em couro com regulagem de altura, ar-condicionado, som com CD, MP3 e USB, seis alto falantes, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido 60/40, vidros e travas elétricos, retrovisores com repetidores de seta, alarme, faróis de neblina dianteiros e traseiros, freios a disco, suspensão independente nas quatro rodas, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e rodas de liga leve aro 17.
JAC T6 Pack 1 – R$ 71.990
Todos os itens da versão anterior, mais retrovisores elétricos, rack de teto e maçanetas e frisos laterais cromados.
JAC T6 Pack 2 – R$ 75.670
Acrescenta central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com bluetooth, entrada HDMI e SD e função de espelhamento.
Sob o capô, o carro traz um motor 2.0 flex, de 160 cv máximos a 6.000 rpm, e 20,6 kgfm de torque, associado a uma caixa manual de cinco velocidades.
Equipamentos
De fábrica, o modelo oferece direção elétrica, volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura, ar-condicionado, som com CD, MP3 e USB, banco do motorista com ajuste de altura, vidros e travas elétricos, retrovisores com repetidores de seta, alarme, faróis de neblina dianteiros e traseiros, freios a disco, suspensão independente nas quatro rodas, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e rodas de liga leve aro 17.
A versão intermediária (Pack 1 ) acrescenta barras no teto e retrovisores com rebatimento elétrico.
Na topo da gama (Pack 2), o T6 é incrementado com central de entretenimento com tela de 7” sensível ao toque, com entradas HDMI e SD, bluetooth, câmera de ré direcionável com o esterçamento e função de espelhamento de celulares e tablets. Desenvolvido pela Foxconn, empresa responsável pela montagem dos aparelhos da Apple na China, o sistema permite que o condutor acesse os aplicativos do telefone ou do tablet por meio da tela mesmo com o veículo em movimento. Com isso, o jipinho não possui a opção de GPS integrado, ao contrário dos demais carros da categoria.
A marca não forneceu dados de consumo. A garantia é de seis anos. A JAC estima que o modelo venda 400 unidades por mês. Este é o primeiro lançamento no Brasil. Até o fim do ano, a marca trará pelo menos mais três novidades, entre elas o T5, um SUV com dimensões menores que o T6.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast