Manter a distância mínima recomendada de 1,5 metro dos ciclistas ficará mais fácil com a nova tecnologia desenvolvida pela Land Rover Jaguar que detecta a presença de bicicletas e motocicletas aos motoristas.
A empresa britânica trabalha na criação de sensores que usam cores, sons e vibrações dentro do carro para alertar quando os ciclistas estão se aproximando para evitar possíveis colisões. A novidade ainda não tem data de quando estará presente nos modelos.
De acordo com a fabricante, o sensor aciona dentro do carro sons semelhantes à buzina de bicicletas no alto-falante do lado em que o ciclista ou motociclista passar ou tentar ultrapassar.
Para aumentar a atenção, o sistema faz com que o encosto superior do banco infle levemente, simulando um tapinha nas costas do condutor. Quando o ciclista ou motociclista está próximo do veículo, luzes de led acendem-se na janela, no computador de bordo e no para-brisa, informa a Jaguar. Ao passar pelo carro, as luzes ficam vermelhas.
A tecnologia identifica ainda a presença de pedestres em pontos difíceis de serem vistos, como no momento em que atravessam a rua e passam atrás do automóvel; previne a abertura de portas ao lado de ciclovias e ciclofaixas; e torna o pedal do acelerador mais rígido se o motorista ignorar os avisos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast