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Quem vê os americanos na tevê, criando todos os tipos de motocicletas, não tinha dúvidas sobre quem venceria a edição 2011 do AMD Wor­­ld Champion­­ship of Custom Bike Building. O famoso concurso de customização aconteceu em Sturgis, localizada em Dakota do Sul, e atraiu competidores que vieram também do Canadá, Rússia, Inglaterra, França, Itália e Japão.

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Entretanto, para a surpresa geral, o primeiro lugar da categoria Freestyle, que permite todo tipo de modificação e a criação de motos que não existem no mercado, ficou com a japonesa Tavax 2011V, obra prima de Ken Tabata e de sua empresa, a Tavax Engeneering. A moto levou quase três anos para ser finalizada e tem motor SH93 da S&S, empresa conhecida por fornecer propulsores V2 de grande desempenho. A transmissão é de cinco velocidades com correia belt drive no melhor estilo Harley Davidson da qual também partilha o banco estilo pendurado da Rocker C. Mas as semelhanças com uma motocicleta de linha param por aí.

O design agressivo e poderoso foi definido pelo próprio Tabata como "um guepardo prestes a atacar". Uma escultura calçada por pneus Dunlop de medidas generosas: 120/60 – 17, na dianteira, e 190/55 – 17, na traseira. Todo feito em alumínio, o chassi da 2011V é composto por formas arredondadas trabalhadas nos mínimos detalhes, como o para-lama traseiro, que, em conjunto com a lanterna, dá o efeito de uma luminária de mesa colocada em cima do pneu. Também chamam a atenção a robustez da balança e do garfo que seguram as rodas Marchesini modificadas de 17" equipadas com freios a disco de dois pistões Lockheed.

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Por fim, a pintura cromada, feita pelo próprio Ken Tabata, exalta as curvas que compõem o corpo da moto, completando o conjunto que forma uma showbike com cara de obra de arte. Capaz de desbancar europeus e americanos em uma das mais espetaculares premiações do mundo das duas rodas.